Orientações aos estudantes para o retorno às atividades presenciais
INFORMAÇÕES 2022
Informe sobre a finalização do ano letivo de 2021
Orientações aos estudantes para as atividades de ensino remotas
INFORMAÇÕES 2021
- Ofício Nº 14/2021/DDE-MUZ/MUZ/
IFSULDEMINAS - Orientações, durante o período de pandemia de COVID-19, para servidores que necessitam conduzir atividades presenciais relacionadas com pesquisa, extensão, estágio, empreendedorismo, inovação, validação tecnológica, TCC e empresas juniores no Campus Muzambinho. - Vide também o anexo citado no ofício Nº 14/2021/DDE-MUZ/MUZ/
IFSULDEMINAS - Dispõe sobre a organização didática do Programa Emergencial de Ensino Remoto no IFSULDEMINAS, em virtude da situação de emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus disease 2019 (COVID-19).
- Informe sobre a finalização do ano letivo de 2020 e planejamento do próximo ano letivo
- Programa 02/2020 - Programa Emergencial de Ensino Remoto
Altera o Programa 01/2020 PROEN/RET/IFSULDEMINAS e dá outras providências ao ano letivo enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. - Ofício circular 01/2020 de 31/07/2020 com orientações acerca do trancamento extemporâneo previsto na Instrução Normativa 10/2020.
- INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10/2020, de 27/07/2020 - Dispõe sobre a autorização excepcional de trancamento extemporâneo de disciplinas ou matrícula aos estudantes dos cursos técnicos subsequentes e de graduação presenciais do IFSULDEMINAS no 1º semestre de 2020, em virtude da situação de emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus disease 2019 (COVID-19).
- PORTARIA 916/2020 - GAB/RET/IFSULDEMINAS de 02/07/2020. Dispõe sobre normas referentes à Colação de Grau e Certificação Técnica, coletiva e individual, de forma remota, por webconferência ou equivalente, alternativamente às sessões presenciais, enquanto durar o período de suspensão das atividades presenciais em virtude do contexto da possibilidade de transmissão do Coronavírus disease 2019 (COVID-19).Dispõe sobre normas referentes à Colação de Grau e Certificação Técnica, coletiva e individual, de forma remota, por webconferência ou equivalente, alternativamente às sessões presenciais, enquanto durar o período de suspensão das atividades presenciais em virtude do contexto da possibilidade de transmissão do Coronavírus disease 2019 (COVID-19).
-
Portaria Mec Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020
- Instrução Normativa 09/2020: publicada em 24 de junho de 2020. Dispõe sobre as normatizações que substituem as Instruções Normativas nº 04, de 15 de maio de 2020 e no 07,de 29 de maio de 2020, em relação à oferta, excepcional, de estágio supervisionado no período de substituição das atividades letivas presenciais por atividades remotas, durante o calendário acadêmico 2020, em virtude do Coronavírus (COVID-19). Revoga a IN 07/2020.
- Conjunto de Instruções Normativas publicadas pela reitoria em decorrência da suspensão de aulas presenciais devido à Covid19
https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/institucional-geral/3450-regulamentacoes-instrucao-normativa - Instrução Normativa 08/2020 - PROEN/PPPI/PROEX - de 28/05/2020 - Dispõe sobre normas complementares às Instruções Normativas 01/2020 e 03/2020 e ao Programa Emergencial de Ensino Remoto, em virtude da situação de emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus disease 2019 (COVID-19).
- Instrução Normativa 07/2020 - Proen/PPPI/Proex - de 28/05/2020. Dispõe normatizações em relação à oferta, excepcional, de estágio supervisionado no período de substituição das atividades letivas presenciais por atividades remotas e calendário acadêmico 2020 em virtude do Coronavírus (COVID-19). Revoga a IN 04/2020
- Instrução Normativa 05/2020 - Proen/PPPI/Proex/ASCOM/PGF - de 27/05/2020. Orientações sobre direitos autorais e direito de imagem dos agentes públicos participantes dos programas emergenciais de Ensino Remoto nos Campi do IFSULDEMINAS durante o período de pandemia de COVID-19.
- Portaria 96/2020 - CGGP-MUZ/MUZ-DAP/MUZ/IFSULDEMINAS de 15 de Maio de 2020 - Suspende os sábados letivos 25/04/2020, 06/06/2020, 20/06/2020. Trata, também, dos sábados anteriores: 28/03 e 04/04.
- Instrução Normativa 04/2020 de 13/05/2020 - Dispõe normatizações em relação à oferta, excepcional, de estágio supervisionado no período de substituição das atividades letivas presenciais por atividades remotas e calendário acadêmico 2020 em virtude do Coronavírus (COVID-19).
- Apresentação utilizada na reunião com os líderes de sala/lideranças estudantis e mediadores virtuais no dia 30/04 e na "live" do dia 07/05/2020
- Confira a programação dos cursos durante o período de Pit Stop do Campus
- Resumo do Relatório de Acompanhamento de Acessos dos Estudantes dos cursos Presenciais ao Ambiente Virtual de apoio ao Ensino Remoto Emergencial devido à COVID-19.
- Portaria 76/2020 - CGGP-MUZ/MUZ-DAP/MUZ/IFSULDEMINAS de 22 de Abril de 2020 - Altera o sábado letivo 25/04/2020, o qual será reposto em outra data a ser informada oportunamente. Trata, também, dos sábados 28/03 e 04/04.
- Orientações complementares à Instrução Normativa no 003/2020, de 07 de abril de 2020, sobre a segunda fase do processo de atividades de ensino remotas.
-
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 003/2020
Orientações complementares para organização das atividades remotas após a fase experimental do processo pedagógico remoto, em virtude do contexto de possibilidade de transmissão do coronavírus disease 2019 (COVID-19).
Divulgação de serviço de escuta terapêutica.
Considerando a situação de pandemia que enfrentamos em nosso país e as medidas de enfrentamento adotadas, que incluem a suspensão das atividades acadêmicas presenciais e a recomendação de isolamento social, o Serviço de Psicologia da CGAE/Campus Muzambinho buscou se adequar à realidade do momento e irá oferecer aos estudantes um serviço de escuta terapêutica durante o período de aulas remotas. Clique aqui e saiba mais.
- Instrução Normativa 01/2020 - Proen/PPPI/Proex - de 17/03/2020.
Orientações para organização das atividades remotas, registros acadêmicos e outros procedimentos operacionais a serem adotados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão no IFSULDEMINAS, em virtude do contexto de possibilidade de contaminação do Coronavirus disease 2019 (COVID-19).
- Formulário para registro de acesso à internet fora do campus e uso de mídias digitais
Dos Canais de Contato e Comunicação
Toda comunicação referente às dúvidas e outras questões referentes à mudança de procedimentos devido ao COVID-19 deverá ser encaminhada para o e-mail coronavirus@muz.ifsuldeminas.edu.br.
Favor colocar no assunto: Coronavírus - Breve resumo do assunto
Internamente, as dúvidas serão encaminhadas aos devidos setores e/ou responsáveis, com o devido sigilo.
Dos Canais de Acompanhamento e Monitoramento para estudantes
Para fins de orientação e informativos rápidos, bem como acompanhamento e monitoramento, serão utilizados grupos Whatsapp contendo os alunos por turma/curso. Cada turma possui um professor “facilitador (padrinho/madrinha)”. Esse professor fica responsável por levar informações a sua respectiva turma e/ou trazer questões da turma para os responsáveis (coordenadores de curso, CGE e/ou DDE).
Do Ambiente Virtual de Apoio às Atividades De Ensino Remotas
Instruções de Acesso ao Ambiente Virtual
O SETOR DE REGISTROS ACADÊMICOS INFORMA:
Para prevenção e redução da transmissibilidade do Coronavirus disease - COVID-19 à partir de 25/03, o atendimento do SRA (secretaria) será realizado exclusivamente por meios eletrônicos. Não realizaremos atendimento por telefone e o atendimento presencial ocorrerá somente mediante agendamento.
Estaremos respondendo normalmente as mensagens do Fale Conosco e e-Mails
Agradecemos a compreensão!
CONTATOS DO SRA (SECRETARIA):
Para agendamento de atendimento presencial e retirada de documentos/Certificados/Diplomas: enviar e-mail para secretaria@muz.ifsuldeminas.edu.br (descrever a necessidade/motivos de atendimento presencial, informar nome completo, curso e telefone para contato)
Dúvidas, Solicitações e demais Demandas:
Cursos Superiores (presenciais e EaD) e Pós-graduação: secretaria.superior@muz.ifsuldeminas.edu.br
Cursos Técnicos Presenciais e Encceja: secretaria.tecnico@muz.ifsuldeminas.edu.br
Cursos Técnicos EAD e especialização Técnica: secretaria.ead@muz.ifsuldeminas.edu.br
Perguntas Frequentes (FAQ) - Apoio para Estudantes
Resumo de perguntas frequentes e respostas, considerando os documentos já enviados anteriormente e dúvidas que estão surgindo.
Clique aqui para acessar este documento.
Orientações ao estagiário não obrigatório-remunerado
Prezado estagiário não obrigatório-remunerado,
Entrar em contato com seu supervisor para definir as ações de monitoramento que serão implementadas pela chefia imediata (supervisor; orientador; homologador do ponto eletrônico) em relação às atividades do estagiário em trabalho remoto (Portaria nº 491/2020). (http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-491-de-19-de-marco-de-2020-%20248881297).
A partir da MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Mpv/mpv927.htm) - Art. 5º Fica permitida a adoção do regime de teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho a distância para estagiários e aprendizes, nos termos do disposto neste Capítulo.
As atividades remotas propostas devem ser realizadas com acompanhamento efetivo do supervisor e com momentos de webconferência para alinhamento das atividades a serem realizadas.
Cumprir a carga horária efetiva contratada e registrar frequência diariamente com as devidas observações e justificativas via SUAP das atividades realizadas remotamente.
Elaborar 01 (um) relatório de atividades ao final de cada semana com as atividades realizadas, este relatório deverá ser entregue ao supervisionar, para análise e validação das atividades desenvolvidas remotamente (modelo de relatório disponível no ANEXO 1 do documento ORIENTAÇÕES PARA ESTAGIÁRIO NÃO OBRIGATÓRIO-REMUNERADO).
Com relação ao benefício do auxílio transporte quando estagiário estiver em atividade remota não receberá o auxílio, somente receberá o valor do auxílio quando estiver presente na unidade/campus onde realiza o seu estágio remunerado.
Guia de ORIENTAÇÕES PARA ESTAGIÁRIO NÃO OBRIGATÓRIO-REMUNERADO.
Prezado estagiário não obrigatório-remunerado, favor leiam este guia de orientações.
Nele contém as instruções de preenchimento no SUAP (justificativa e atividades desenvolvidas).
JUSTIFICATIVA NO SUAP:
Atividades Remotas (serviço externo) - pandemia do coronavirus disease - COVID-19 - e descrever brevemente as atividades que foram realizadas.
Redes Sociais