Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Setores > NAPNE > NAPNE - Artigos > Aprendendo juntos
Início do conteúdo da página

Aprendendo juntos

Publicado: Segunda, 03 de Novembro de 2025, 09h11 | Última atualização em Terça, 04 de Novembro de 2025, 11h43

NAPNE - Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

Importância da acessibilidade.

A acessibilidade é de grande importância para garantir a equidade de oportunidades e a valorização da diversidade humana. É importante que todos tenham acesso e possam exercer seus direitos plenamente. Desse modo, a acessibilidade abrange um conjunto de práticas, recursos e tecnologias que garantem que todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas, sensoriais, intelectuais ou sociais,possam acessar, compreender e utilizar ambientes, produtos, serviços e informações de maneira segura.

Explicação do PEI.

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é de extrema importância para nele se colocar as adaptações que foram feitas ao decorrer da trajetória acadêmica do estudante. Desenvolver objetivos e adaptar os conteúdos de acordo com a especificidade de cada aluno.

Certificação de terminalidade específica.

O Objetivo da Certificação de Terminalidade Específica é valorizar toda a vida acadêmica do estudante, reconhecendo que, dentro das suas possibilidades conseguiu cumprir e concluir o curso.

Para o processo de atribuição do certificado, é analisado todo o Plano Educacional Individualizado (PEI) que são registradas todas as habilidades desenvolvidas pelo estudante ao longo de sua vida acadêmica na Instituição. Com base nestes registros, estuda-se a possibilidade da concessão da Certificação de Terminalidade Específica, onde, para formalizar a certificação, constitui-se uma comissão multidisciplinar que faz toda uma análise dos documentos (PEI) que é alimentado pelos professores regentes de todas as disciplinas do curso. A comissão Multidisciplinar é composta pela equipe do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), pela Coordenadora Geral de Ensino, por representantes do colegiado do curso e dos professores convidados por esse colegiado.

Assim como pontuado no art. 3º da Instrução Normativa nº 10 (BRASIL, 2020, p. 1):

“A Certificação por Terminalidade Específica é uma possibilidade de certificar estudantes, nos casos previstos nesta Instrução Normativa, respeitando a diversidade humana, a partir da análise de registros de acompanhamento e demais documentos que constituem a vida escolar do estudante que permita valorizar os progressos individuais de cada educando, reconhecendo as competências de cada um dentro das suas limitações.”

O que é uma escola inclusiva?

Uma escola inclusiva reconhece e valoriza as diferenças e os estudantes em todos os aspectos, compreendendo suas especificidades, adequando práticas pedagógicas e criando um ambiente acessível ao responder às necessidades de cada estudante. Este suporte serve para desenvolver a autonomia e a qualidade da aprendizagem, que são partes essenciais do processo educativo.

Como ser aluno do NAPNE?

Para que o estudante se torne aluno do NAPNE, poderão ser identificados indícios de dificuldades no desempenho acadêmico ou a presença de alguma deficiência, observados por professores ou demais profissionais da instituição. O próprio estudante também poderá, de forma espontânea, procurar diretamente o NAPNE para solicitar atendimento. Em ambos os casos, será necessária a apresentação da documentação comprobatória, juntamente com o preenchimento da anamnese e do termo de aceite. Após o recebimento, a equipe responsável analisará a solicitação, a fim de avaliar a necessidade de acompanhamento e indicar os recursos de apoio adequados.

Quando constatada a existência de laudo que comprove a deficiência, o estudante terá direito ao acompanhamento pedagógico especializado realizado pelas professoras do AEE (Atendimento Educacional Especializado). Nos casos em que não houver apresentação de laudo por estar em investigação, o estudante será acompanhado por meio de monitoramento contínuo, com foco no acompanhamento de seu desempenho acadêmico e na identificação de estratégias de apoio necessárias.

Fim do conteúdo da página