Projeto do Campus é finalista da 23ª FEBRACE
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho marca presença na 23ª FEBRACE com projeto finalista
A Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) é a maior mostra nacional de projetos de ciências e engenharia desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todo o Brasil. Realizada na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, a 23ª edição da feira aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de março de 2025. Reunindo estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o país, a FEBRACE busca estimular o pensamento científico e a criatividade, conectando jovens talentos com a comunidade acadêmica e incentivando soluções inovadoras para desafios reais.
Nesta edição, o projeto "Uma Proposta de Leitor RFID de Baixo Custo para Identificação Animal: Estudo de Caso Aplicado ao Setor de Gado de Corte do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho" foi selecionado como finalista. Desenvolvido pela estudante do curso técnico em informática, Ellen Leite Moreira, sob a orientação da professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e coorientação do professor Paulo César dos Santos, o trabalho concorreu na categoria Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação.
O projeto propõe, no âmbito da agricultura e pecuária familiar, uma solução de baixo custo para a identificação eletrônica de animais por meio da tecnologia RFID. O protótipo foi desenvolvido com a ajuda do Espaço Maker do campus e as validações foram realizadas no setor de gado de corte. A solução foi desenvolvida durante pesquisa realizada pela estudante bolsista no âmbito do Programa Institucional de Bolsas CNPq - Júnior, entre 2023 e 2024, e também fez parte do Programa Campus Inteligente.
A FEBRACE
Em 2025, um dos grandes destaques do evento foi o número expressivo de projetos voltados às mudanças climáticas, tema que ganha ainda mais relevância com a realização da COP30 em Belém, em novembro.
A FEBRACE 2025 contou com 300 projetos finalistas, desenvolvidos por 671 estudantes do ensino básico e técnico, sob orientação de 462 professores de 269 escolas públicas e privadas espalhadas por todo o país. Os projetos foram avaliados por especialistas, professores da USP e de universidades parceiras e profissionais da indústria, e os melhores trabalhos foram premiados com troféus, medalhas, bolsas de estudo e estágios, além da oportunidade de representar o Brasil na Regeneron ISEF 2025, a maior feira internacional do gênero, que acontece em maio nos Estados Unidos.
A importância da pesquisa na Educação Básica
A condução de pesquisas na educação básica e técnica é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia intelectual e da capacidade de resolver problemas. Desde cedo, os estudantes são estimulados a formular hipóteses, investigar soluções e aplicar conhecimentos de forma prática, o que fortalece habilidades essenciais para a vida acadêmica e profissional. Além disso, a pesquisa na educação básica contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com desafios complexos, promovendo uma cultura científica no país.
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho na FEBRACE
A participação do IFSULDEMINAS na FEBRACE reforça a importância de incentivar os estudantes a desenvolverem projetos que vão além da sala de aula, contribuindo para o avanço tecnológico, a inovação e o progresso do país. O histórico de participação da instituição na feira demonstra o compromisso com a formação de profissionais preparados para os desafios do futuro.
2025
Uma proposta de leitor de RFID de baixo custo para identificação animal: estudo de caso aplicado ao setor de gado de corte do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
- Ellen Leite Moreira
- Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder (Orientadora)
- Paulo César dos Santos (Coorientador)
- Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
- (Apresentação Presencial)
2022
FEDERAL AGENDA: um aplicativo de gestão de datas e atividades acadêmicas
- Yuri Donizete Claudino de Faria Santos
- Paulo César dos Santos (Orientador)
- Diego Saqui (Coorientador)
- Ciências Humanas - Educação
- (Apresentação Virtual)
- 2021
Um método baseado em aprendizado de máquina para previsão da produção de refeições em restaurantes universitários
- Yuri Donizete Claudino de Faria Santos
- Diego Saqui (Orientador)
- Paulo César dos Santos (Coorientador)
- Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
- (Apresentação Virtual)
2018
“Façamos a Revolução, Antes que o Povo o faça”: a adesão pioneira de Muzambinho à revolução de 1930
- Thais Cristina de Aquino Lima
- Marcos Roberto Cândido (Orientador)
- Ciências Humanas - História
- (Projeto Aceito)
Autoria: Profa Aracele com informações do site da Febrace.
Redes Sociais