Página inicial > Outras Categorias > Programa Campus Inteligente

Programa Campus Inteligente

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2024, 15h12 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2024, 15h13

Cidades inteligentes, também conhecidas como "smart cities", representam um avanço na forma como se concebe e gerencia os espaços urbanos. Essas cidades utilizam tecnologia de ponta para otimizar recursos, promover a sustentabilidade, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e impulsionar o desenvolvimento econômico.No cerne das cidades inteligentes está a integração de sistemas de informação e comunicação em todos os aspectos da vida urbana. Desde o transporte público até a gestão de resíduos, passando pela iluminação pública e pelos serviços de saúde, a tecnologia é empregada para coletar dados em tempo real, analisar padrões e tomar decisões mais eficientes. A partir dos conceitos de cidades inteligentes, surgiu também os conceitos de campus inteligente, que representam uma evolução no conceito de instituições de ensino, onde a integração de tecnologia avançada, visa aprimorar a experiência acadêmica, promover a sustentabilidade e facilitar a vida dos estudantes, docentes e servidores.

O objetivo geral do Programa Institucional Campus Inteligente é desenvolver tecnologias digitais relacionadas com Internet da Coisas (IoT), para serem aplicadas no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Ao se implantar um programa de campus inteligentes define-se uma infraestrutura digital que conecta todos os aspectos da vida acadêmica. Isso inclui desde sistemas de gerenciamento de salas de aula e bibliotecas, ambientes virtuais de aprendizagem, aplicativos móveis que fornecem informações em tempo real sobre eventos, transporte e atividades extracurriculares. A mobilidade dentro do campus é otimizada por meio de sistemas de transporte inteligentes, como ônibus elétricos autônomos ou compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos. Essas soluções não apenas reduzem o congestionamento e as emissões de carbono, mas também proporcionam uma forma conveniente e sustentável de se locomover pelo ambiente físico do Campus. Em ambientes em que se utilizam tecnologias digitais de forma mais precisa, é possível coletar e analisar dados relevantes sobre os recursos de sustentabilidade, como consumo de energias e águas, gestão de resíduos e, ainda, possíveis impactos ambientais que poderão ocorrer em setores produtivos no Campus.

Essas informações fornecerão uma base sólida para a tomada de decisões e a implementação de iniciativas sustentáveis. Em suma, essa proposta, trata-se de um empreendimento inovador, que é a implantação do Programa Institucional Campus Inteligente (PCI) no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, que se justifica pela importância de se modernizar e avançar nos processo de sustentabilidade, melhorando a qualidade de vida dos integrantes de sua comunidade, por meio de práticas sustentáveis no Campus.

Contato: Paulo Cesar dos Santos - paulo.santos@muz.ifsuldeminas.edu.br -
Localização: Sala 24 do Prédio de Tecnologia da Informação - Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft).

registrado em: