Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Os benefícios do paisagismo no combate ao estresse da pandemia
Início do conteúdo da página

Os benefícios do paisagismo no combate ao estresse da pandemia

Publicado: Terça, 10 de Agosto de 2021, 12h59 | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 13h48

9Q6A1244 2Sabia que cultivar uma hortinha caseira ou plantar flores são ótimos jeitos de acalmar a mente e o coração durante os períodos de estresse do isolamento social?

Tanto tempo de pandemia tem contribuído com o estresse e prejuízo da saúde mental da população. Segundo pesquisa da professora do curso de Educação Física do Campus Muzambinho, Dra. Priscila Missaki Nakamura, realizada nas cidades de Muzambinho - MG e Rio Claro - SP, 75,93% dos entrevistados reportaram ter desenvolvido depressão, ansiedade ou estresse durante esse período de isolamento social.

Então, como lidar com tantos sentimentos ruins em meio a uma pandemia que ainda não acabou? 

floresDe acordo com os psicólogos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, lidar com a terra é uma atividade que pode contribuir muito neste cenário. O psicólogo Túlio Trevisan, ressalta que "O contato com a natureza tem diversos benefícios comprovados para nossa saúde física e mental. Além de serem decorativas, as plantas influenciam positivamente em nosso desempenho mental, favorecendo a memória, a concentração e o relaxamento. Um belo paisagismo, como temos em nosso Campus, contribui para um ambiente menos estressante e com mais qualidade de vida para todos que o frequentam, seja para trabalhar ou estudar."

A psicóloga Grasiane Cristina da Silva ainda afirma que "a pandemia impôs às pessoas o desafio de mudança repentina da rotina. Com as restrições de convívio social, lazer e maior tempo dentro de casa, a jardinagem aparece como uma oportunidade de utilizar este tempo para realizar uma atividade que envolve trabalho manual, concentração e prazer dentro de casa. Isso auxilia no estabelecimento de uma rotina, uma vez que as plantas necessitam de cuidado frequente".

IgorLange sunny day Igor Lange Almeida

Ela ainda relatou que, durante a pandemia, também se rendeu aos encantos da jardinagem. "Eu mesma comecei a me dedicar ao cuidado do jardim durante a pandemia e me surpreendi com as minhas habilidades. Eu, que não entendia nada de plantas, me vi envolvida no processo de cuidar do solo, escolher as mudas, plantar, regar, acompanhar o crescimento e por fim, me alegrar quando as primeiras flores desabrocharam. A jardinagem nos dá a oportunidade de ver o resultado do trabalho, dedicação e cuidado, traduzido em vida e beleza, isso traz muita satisfação".

Dentro ou fora de casa, o verde traz conforto, calma e tranquilidade. Em tempos de isolamente social e de trabalho remoto, ter vasos em seu ambiente de trabalho e cuidar do jardim de sua casa pode contribuir com a diminuição do estresse diário.

Segundo o coordenador do Setor de Jardinagem e Paisagismo do Campus, Juliano Francisco Rangel, cuidar do paisagismo vai além da apresentação estética. Para ele, o paisagismo é uma maneira de garantir maior conforto e prazer ao se frequentar um espaço, o qual deve ser preparado "para receber as pessoas com o maior conforto possível, dando aos visitantes o interesse e necessidade em sempre retornar aquele ambiente por ele ser prazeroso e confortável. As pessoas que adentram uma área com paisagismo integrado, como aqui no campus, sentem um conforto tão grande que sempre vão ter vontade de retornar."

DSC 0671Como cuidar do seu jardim

Quem visita o Campus Muzambinho costuma se apaixonar pela beleza da nossa flora. Paisagismo devidamente registrado em fotos por todos que passam por aqui. Mas manter esse cenário exige dedicação e tempo. Afinal, o campus possui mais de 88 mil metros quadrados de áreas de jardins e gramados, além de novas áreas estão sendo criadas.

Esse trabalho é realizado pela equipe do Setor de Jardinagem e Paisagismo do Campus, coordenada pelo Técnico Juliano Rangel, que conta ainda com o apoio do Técnico Altieres Paulo Ruela (atendimento ao público e produção de mudas), Eduardo Cesar Da Silveira (poda e implantação de jardim), Donizetti Tavares Barbieri (operacional) e Alan Rudá Cabral Pereira (assistência).

IMG 9960De acordo com o coordenador Juliano, além de ser um cartão de visita, o paisagismo transmite calma e segurança. Assim, é muito importante que o Campus tenha uma área confortável, limpa e organizada. "O paisagismo é muito importante, pois traz o bem-estar da convivência, do ambiente, do espaço e também influência muito na beleza e na apresentação do ambiente. Costumo dizer sempre aos alunos, visitantes e a todos que vêm procurar referência sobre a necessidade de implantação de áreas verdes, praças e jardins, que o paisagismo está integrado à nossa vida como uma necessidade do dia a dia. A gente sempre se prepara com uma apresentação organizada para que as pessoas tenham de nós a melhor referência possível ou o melhor entendimento de quem somos nós. Assim também deve ser com as áreas verdes".

As mesmas técnicas de paisagismo aplicadas em nossas grandes áreas institucionais também podem ser utilizadas em ambientes domésticos. A equipe do Setor de Jardinagem e Paisagismo destaca que cada espécie a ser cultivada deve ser escolhida de acordo com o espaço e clima onde será plantada. E, como regra geral, destaca que toda planta precisa de atenções básicas como:

  • o preparo do solo e do espaço onde vai ser plantada;
  • atenção à irrigação;
  • a compensação com algum tipo de adubo ou matéria orgânica.

Vale lembrar que a planta precisa de manejo básico, mas cada uma tem também a necessidade de cuidados específicos.

IMG 9944O paisagismo do Campus

No IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho a escolha de quais plantas ficarão em cada espaço é realizada através de um estudo para verificação de compatibilidade de plantas e organização do espaço com a vegetação. A cobertura, os arbustos e as árvores são selecionadas em função da apresentação do ambiente trabalhado.

Juliano Rangel destaca que a equipe é responsável por todo o manejo de limpeza, manutenção e implantação de todas as áreas verdes dentro da instituição e que todo seu trabalho baseia-se na disponibilidade de material que o próprio campus possui. "O plantio, atualmente, é feito em função da disponibilidade ou estratégia de trabalho. Ou seja, o trabalho é feito por etapas em áreas onde tenhamos a capacidade de atender tanto a necessidade de irrigação, quanto a manutenção de capina e manejo".

Mesmo com a alta demanda de trabalho, o setor consegue equilibrar as tarefas através de um sistema de plantio escalonado. Juliano ressaltou que a equipe sempre planta novos jardins ou novas áreas de floração inicial. Depois que tais espaços se formam plenamente, eles ganham maior autonomia e exigem menos cuidados. Assim, a equipe pode passar a dedicar seu tempo a outras áreas e, assim, em um escalonamento de plantio, eles conseguem atender a necessidade de manejo e ainda garantir áreas com floração e pico de apresentação durante o ano todo.

IMG 4374O viveiro de mudas

O viés de sustentabilidade apoiado pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho também pode ser observado em nossa estrutura de viveiro de produção de mudas. Neste espaço, são criadas todas as mudas utilizadas na escola (exceto a grama) e as espécies são determinadas em função da disponibilidade de semente ou material propagativo disponível no campus, apenas em função da demanda interna.

Segundo Juliano Rangel, "atualmente, a disponibilidade de plantas para o público externo está limitada, uma vez que não temos condições de fazer um manejo no viveiro com alta capacidade de atendimento. Temos algumas espécies de plantas disponíveis, mas em baixo volume. Algumas plantas, como palmeiras e suculentas, plantas que demandam menos manejo dentro do viveiro, ainda estão disponíveis. Já as plantas de floração, como as que tenho a campo hoje, como petúnia, sálvia e outras, não tem volume excedente uma vez que, após se formarem, precisam de plantio imediato".

Além da necessidade de manutenção constante e da crescente demanda interna do Campus, outro fator que dificultou a produção das mudas foi a pandemia. Com a visitação ao viveiro limitada pelo isolamento social, diminuiu a procura pelas mudas e, consequentemente, a produção foi reduzida para não gerar excedentes.

Os interessados na aquisição de palmeiras ou suculentas, poderão visitar o viveiro e comprar suas mudas mediante pagamento a ser realizado na COOPAM.

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página