Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS promove iniciativas de inclusão de deficientes

IFSULDEMINAS promove iniciativas de inclusão de deficientes

Publicado: Segunda, 18 de Janeiro de 2021, 09h09 | Última atualização em Sexta, 25 de Junho de 2021, 09h22

Levar conhecimento gratuito e de qualidade a todos brasileiros é uma das metas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. E para isso, o IFSULDEMINAS tem buscado diversificar suas formas de comunicação garantindo maior alcance e inclusão.

Em 2020 o Campus Muzambinho realizou uma série de eventos (presenciais e on-line) com apoio de Intérpretes de Libras. A Língua Brasileira de Sinais é usada por surdos como meio de comunicação e expressão. É uma linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos.

Segundo um estudo feito pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda, no Brasil há cerca de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Número expressivo que ressalta a necessidade de políticas de inclusão dessa parcela da população.

Semanas de recepção dos alunos

Semestralmente recebemos nossos alunos em reuniões de acolhimento. Assim, em 2020, com o apoio do Intérprete de Libras, Juliano Gustavo Vieira Strabeli, recebemos os ingressantes no Ensino Superior, Técnico, pais e responsáveis em reuniões com tradução simultânea em Libras.

Devido à pandemia da COVID-19, nos meses de agosto e setembro nossos alunos foram recebidos em semanas de acolhimento remoto. Na ocasião, além da tradução simultânea, aspectos sobre inclusão de alunos com necessidades especiais foram colocados em pauta e foi criado um grupo no WhatsApp para debate sobre LIBRAS.

46 4Segundo Juliano, “qualquer tipo de discussão sobre inclusão social é importante. A surdez no Brasil ainda é um grande desafio, tanto que foi o tema da redação do ENEM em 2017. Na ocasião os alunos tiveram que elaborar um texto sobre “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Segundo dados do próprio governo federal, existem no país mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, 20% são completamente surdos”. Juliano ainda ressalta que a tradução simultânea é um diferencial inclusivo para o aluno surdo. “O Campus Muzambinho está abrindo espaço para pessoas surdas e suas famílias, tornando a Instituição acessível aos surdos. A ação mostra o lado humano do Campus.”

Datas comemorativas

O mês de setembro azul foi ainda mais importante para causa pois, no dia 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008) e também ocorreu a fundação da primeira escola de surdos no Brasil. Ainda neste mês, no dia 30, temos o Dia Internacional do Surdo e o Dia do Profissional Tradutor.

Um mês tão simbólico para comunidade surda não podia deixar de ter uma série de eventos que valorizassem tais conquistas e demonstrassem a importância da inclusão dessas pessoas.

Imagem1Com esse pensamento surgiu o evento Setembro azul do Campus Muzambinho, organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE, no qual foram ofertadas uma série de palestras, todas com tradução simultânea em libras realizadas pelo intérprete do Campus Muzambinho, Juliano Gustavo Vieira Strabeli e pela intérprete do Campus Passos, Karoline Nascimento.

Segundo a coordenadora do NAPNE, Ieda Mayumi Sabino Kawashita, esse tipo de evento é importante porque “a inclusão é uma construção coletiva, neste sentido toda a comunidade deve participar e cada um tem o seu papel. O NAPNE tem um papel importante, pois é o núcleo que "organiza" os processos de inclusão. Uma das ações que compete ao NAPNE é a discussão com a comunidade sobre as temáticas que envolvem as pessoas com deficiência, possibilitando que este público seja ouvido, no sentido de podermos conhece-los, compreender suas necessidades e contribuir para a inclusão”.

Confira mais detalhes do evento: https://muz.ifsuldeminas.edu.br/noticias/3173-campus-muzambinho-para-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia

Cursos

Ensinar essa forma de comunicação também faz parte do nosso objetivo. Para isso, a Disciplina Optativa de Libras foi ofertada para os alunos dos cursos Técnicos Integrados e Subsequentes, Superior em Bacharelado e em Tecnologia.

Alunos regularmente matriculados no ensino médio, cursos integrados e superiores de escola pública, professores e servidores de escolas públicas e membros da comunidade também puderam se inscrever em um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de LIBRAS ofertado pelo Centro de Ensino de Línguas (CELIN) do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho.

Eventos

Vale lembrar que o trabalho de intérpretes de libras também foi essencial para garantir a inclusão dos deficientes auditivos que participaram de uma série de eventos, cursos on-line, MOOC’s e lives institucionais.

Foram realizadas palestras, apresentações culturais, além das atividades da 3ª edição da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais - OMIF. Olimpíada que reuniu mais de 5 mil alunos da rede federal e que foi idealizada por professores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho em parceria com o Campus Inconfidentes, o IFPR, o IFCE, o IFMT, o IFSP, o IFMG e o IFNMG.

Vídeo Institucional

Para estreitar os laços e mostrar à sociedade como é o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), foi lançado o novo vídeo institucional com o tema "Oportunidades transformam".

Segundo a ASCOM da reitoria da Instituição, a produção que conta com tradução em libras, "abriu espaço para que atuais e antigos estudantes do IFSULDEMINAS compartilhassem sua visão sobre o Instituto e como o IF vêm mudando para melhor a vida de cada um, pela oferta de diversas e específicas oportunidades".

TEXTO: Ascom

registrado em: