Educação física conclui 1ª fase do projeto Linguagens em Movimentos de Formação Continuada com Docentes.

Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2024, 15h38 | Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2024, 16h01

PHOTO 2024 12 18 10 11 17 1No dia 13/12/24 encerrou-se, na CEMEI Ernesto Santiago, em Botelhos, a primeira fase da pesquisa e formação continuada do projeto “Linguagens em Movimentos de Formação Continuada com Docentes de Educação Física na Educação Infantil e Ensino Fundamental”, liderado pelo Grupo de Estudos de Professores e Professoras de Educação Física (GEPROFEF) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Campus de Muzambinho, com atuação dos professores doutores Arnaldo P. S. Leitão, Mauro Betti (professor-visitante) e Marcos Roberto So.

Tendo como ponto de partida a inclusão da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação básica na área de Linguagens, o projeto teve como objetivos:

  • (i) Diagnosticar e problematizar os impactos/repercussões da inserção da Educação Física na área de Linguagens nos projetos político-pedagógicos, planejamentos de ensino e aulas de Educação Física em escolas públicas de educação infantil e ensino do Sul de Minas;
  • (ii) Sugerir, implantar, implementar e avaliar em parceria com as/os professores/as de Educação Física, encaminhamentos didático-pedagógicos que potencializem os processos de ensino e aprendizagem da Educação Física na área de Linguagens. Desse modo, o projeto pretende tanto produzir conhecimentos de ordem didático-pedagógicas que possam ser generalizados para outros contextos, como contribuir na formação qualificada dos participantes.

Participaram ao longo do ano, 19 docentes de escolas públicas de seis municípios do Sul de Minas: Juruaia, Cabo Verde, Botelhos, Monte Belo, Nova Resende e Divisa Nova Foram realizados 11 encontros formativos (presenciais e online), que trataram dos temas “BNCC”, “semiótica”, “comunicação”, “linguagem corporal”, “objetivos da Educação Física, “conteúdos da Educação Física”, “processos de ensino e aprendizagem” e “planejamento de ensino”, dentre outros.

De acordo com o docente Arnaldo Sifuentes Leitão, "as estratégias formativas pautaram-se pelo princípio da dialogicidade e pela parceria entre os envolvidos na construção de saberes pedagógicos, em prol do fortalecimento da criticidade e da autonomia das/dos docentes. Caracterizou-se, então, uma dinâmica colaborativa entre os formadores e professores/as que privilegiou a reflexão sobre as práticas pedagógicas contextualizadas em diálogo com as teorias da Semiótica, a ciência da linguagem".

Como resultado da iniciativa, Arnaldo ainda destaca que a "Avaliação inicial indica que o processo formativo desenvolvido ao longo do ano de 2024 contribuiu para a melhor qualificação da atuação docente em termos de fundamentação teórico-metodológica, planejamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem da Educação Física, com foco nas práticas corporais concebidas como linguagem".

O projeto prosseguirá em 2025 com ampliação e aprofundamento das reflexões e ações. Assim, os organizadores aproveitaram para agradecer às Secretarias de Educação dos municípios envolvidos pela pronta adesão e apoio à participação dos docentes.

TEXTO E IMAGENS: Arnaldo Sifuentes Leitão

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