Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

SAICE - Setor de Acompanhamento de Ingressos, Carreiras e Egressos

Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 13h54 | Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2023, 09h54

Uma boa mente e um bom coração são sempre uma combinação formidável. Mas quando você adiciona a isso um idioma bem falado ou uma caneta, então você tem uma coisa realmente especial”. 
Nelson Mandela

Coordenadoria-Geral de Ensino

Compete a este setor:

  • Coordenar, acompanhar e participar como membro efetivo da Comissão Permanente de Processo Seletivo (COPESE) na elaboração do Edital e Manual do Candidato referente ao processo de ingresso no Campus Muzambinho;
  • Acompanhar as discussões sobre as políticas educacionais referentes à Educação de Ensino Médio, Profissional e Tecnológico, bem como de Ensino Superior e participar delas, assegurando diretrizes e procedimentos para o acompanhamento do desenvolvimento da carreira do estudante;
  • Coordenar visitas, feiras ou eventos atrelados ao fomento de ingresso de novos alunos;
  • Apoiar alunos e egressos, oferecendo divulgação de empresas, agentes de integração e consultoria de recursos humanos, de vagas para estágio, emprego e agenciamento de oportunidades;
  • Monitorar os egressos e gerar indicadores, objetivando o desenvolvimento de ações no Campus Muzambinho;
  • Monitorar e criar mecanismos de contato permanente, preferencialmente por meio de base de dados informatizados, dados de ingressos e egressos do Campus Muzambinho;
  • Coordenar as ações de promoção de carreira dos alunos ligados à Educação do Ensino Médio, Profissional e Tecnológico.

O Setor de Acompanhamento de Ingressos, Carreiras e Egressos (SAICE) é um setor do campus Muzambinho pensado para divulgar, auxiliar e promover o ingresso daqueles que almejam estudar no IFSULDEMINAS - campus Muzambinho.

Na mesma medida, este setor tem como objetivo acompanhar e assessorar nossos estudantes a refletir sobre o projeto de carreira futura, contribuindo com a orientação e aconselhamento quanto à empregabilidade e seu futuro profissional e acadêmico.

Este setor tem ainda a função de auxiliar nossos egressos na inserção no mercado de trabalho, por meio da publicização de ofertas de emprego, contribuindo também para a verticalização da formação acadêmica, auxiliando com a comunicação de editais e também como setor responsável pelos encontros de egressos, promovendo trocas de experiências e mantendo as memórias afetivas do campus Muzambinho.

Vídeos institucionais do Campus Muzambinho e do IFSULDEMINAS.

Indo ao encontro da missão do IFSULDEMINAS que é “Promover a excelência na oferta da educação profissional e tecnológica em todos os níveis, formando cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas, articulando ensino, pesquisa e extensão e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Sul de Minas Gerais.” o Campus Muzambinho oferta diversos cursos que atendem às demandas regionais, sendo eles:

Cursos técnicos presenciais

Integrados ao Ensino Médio - são cursos em que o aluno faz de forma integrada ao Ensino Médio. É necessário ter concluído todo o Ensino Fundamental (até o 9º ano), sendo que a forma de ingresso é via vestibular ou análise de histórico. Possuem entrada anual, com processo seletivo acontecendo no mês de dezembro. Os editais de ingresso desta modalidade são publicados a partir do mês de outubro.

Subsequentes ao Ensino Médio - estes cursos têm a exigência de o estudante já ter concluído todo o Ensino Médio, independentemente se foi regular, integrado ou Educação de Jovens e Adultos. A forma de ingresso para estes cursos é via vestibular ou análise de histórico. São cursos semestrais, com entrada no meio do ano (julho) e no final do ano (dezembro). Os editais de ingresso desta modalidade são publicados a partir dos meses de abril e outubro.

Cursos técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, modalidade à distância

São cursos para quem já concluiu o Ensino Médio, mas ofertados na modalidade à distância com encontros presenciais no polo matriculado. O Campus Muzambinho possui polo presencial de apoio nas seguintes cidades: ALFENAS, ALTEROSA, ANDRADAS, BOA ESPERANÇA, BOTELHOS, CAMBUÍ, CAMPOS GERAIS, CARMO DO RIO CLARO, ILICÍNEA, MONTE SIÃO, MUZAMBINHO, SANTA RITA
SANTO ANTONIO DE MINAS, SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ, SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO, TRÊS CORAÇÕES, TRÊS PONTAS . A forma de ingresso e periodicidade é variada. Para mais informações clique AQUI.

Cursos Superiores

Para ingressar nos cursos superiores no Campus Muzambinho é necessário ter concluído toda a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Buscando maior possibilidade, o IFSULDEMINAS oferece diversas formas de ingresso aos cursos, sendo elas via vestibular, SISU/ENEM e/ou análise de histórico. Nossos cursos têm ingresso semestral e anual, dependendo do curso.
O Campus Muzambinho conta com a oferta de vagas remanescentes, com editais próprios, para aqueles que estão matriculados ou já concluíram outro curso de graduação (seja do IFSULDEMINAS ou de outra instituição).

Cursos Superiores presenciais

Cursos Superiores a distância

Cursos de Pós-Graduação

O IFSULDEMINAS busca a verticalização acadêmica de nossos estudantes, ou seja, podendo cursar do Ensino Médio, até a pós-graduação, sejam elas lato ou stricto sensu. Neste momento, temos a oferta dos seguintes cursos:

  • Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF - O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional é uma pós-graduação stricto sensu, coordenada pela UNESP e ofertada no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e em outros 18 polos.
  • Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária: O Programa de Aprimoramento Profissional de Medicina Veterinária (PAP) é uma modalidade de ensino de Pós-graduação lato sensu destinada a Médicos Veterinários e caracteriza-se por um programa intensivo de treinamento em serviço, com duração de dois anos.
  • Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no ensino Superior: O curso tem como objetivo qualificar profissionais para a docência no ensino superior, oferecendo-lhes os instrumentos teórico-metodológicos que permitam a práxis ética, social e pedagógica.
  • Pós-Graduação Lato Sensu em Bioética: Nesse curso, a trajetória de formação tem como objetivo habilitar os profissionais a entender e interpretar os conflitos éticos presentes na prática profissional, considerando os avanços da ciência, tecnologia, aspectos morais e implicações éticas e jurídicas, que afetam todas as áreas de atuação profissional para que, em contexto interdisciplinar, estejam aptos a enfrentar desafios educacionais, consultivos e normativos em Bioética. 
registrado em:
Fim do conteúdo da página