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Docentes do Instituto divulgam estudo no livro comemorativo dos 90 anos da Educação Física Escolar da USP
Nesta semana os docentes Mauro Betti, Arnaldo Sifuentes Leitão e Marcos Roberto So, conquistaram um espaço de divulgação de seu artigo "Prelúdio a uma proposição semiótico-pragmaticista para a Educação Física", na edição comemorativa dos 90 anos da Educação Física Escolar da EEFEUSP.
O livro intitulado "90 anos da Educação Física Escolar da Escola de Educação Física e Esporte -Universidade de São Paulo" contou com a organização de Sergio Roberto Silveira, Otávio Luis Piva da Cunha Furtado, Daniela Coelho Lastória de Godoi e Cristina de Matos Martins. "Este livro carrega o tom comemorativo dos 90 anos da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. São 90 anos, desde a criação da Escola Superior de Educação Physica-ESEP em 1934 (Centro de Memórias da EEFE) até o ano de 2024, desde que se fundou a primeira instituição civil brasileira para formar professoras/professores de Educação Física para atuação na escola", citaram os organizadores.
- O livro completo está disponível, gratuitamente, no Portal de Livros Abertos da USP: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1487/1355/5272
Prelúdio a uma proposição semiótico-pragmaticista para a Educação Física
De acordo com o autor Arnaldo Sifuentes Leitão, a oportunidade de divulgar o artigo no livro surgiu "por intermédio do professor Sérgio, da USP, que nos convidou para participar dessa edição comemorativa. Esse convite foi possível graças à relação com o professor Mauro Betti, professor visitante no IF de Minas, que nos deu a honra de integrar esse importante projeto. Vale destacar que o professor Mauro Betti foi aluno da USP e tem uma trajetória de destaque na Educação Física escolar, assim como nossas produções, que também estão direcionadas a essa área. A participação conjunta com o professor Mauro Betti nesta edição é um marco significativo para o nosso grupo e para as reflexões que temos desenvolvido".
Em seu capítulo, os docentes do Campus Muzambinho trazem uma reflexão sobre os prelúdios dos caminhos da Educação Física a partir de uma perspectiva semiótico-pragmatista. Arnaldo destacou que "a ideia do estudo surgiu da necessidade de repensar os caminhos da Educação Física a partir de novos referenciais teóricos e metodológicos. Inspirados pela perspectiva semiótico-pragmaticista, buscamos refletir sobre como os conceitos de significação e ação podem contribuir para a compreensão e transformação das práticas pedagógicas na Educação Física escolar. Esse estudo é fruto de diálogos contínuos no grupo de pesquisa e das reflexões que surgiram em nossas experiências formativas e investigativas".
Os principais tópicos abordados no estudo incluem:
- A compreensão da Educação Física como uma linguagem e sua relação com a semiótica e o pragmatismo;
- A reflexão sobre os prelúdios de novas práticas pedagógicas na área, entendendo-as como pontos de partida para uma Educação Física com um pé no presente e olhos no futuro;
- A proposição de um olhar que articula teoria e prática, valorizando as experiências e as ações pedagógicas significativas no contexto escolar.
Os autores citaram que "estudos como esse são essenciais para avançar nas discussões sobre a Educação Física enquanto área de conhecimento e prática pedagógica. Ao propor um olhar semiótico-pragmaticista, reforçamos a importância de entender a Educação Física como uma linguagem que permite expressões culturais, sociais e individuais, além de abrir espaço para práticas mais reflexivas e significativas. Esse tipo de estudo contribui para uma Educação Física crítica, atualizada e alinhada às demandas contemporâneas".
Eles ainda aproveitaram o ensejo para agradecer ao Grupo de Estudo e Pesquisa de Professores de Educação Física do Sul de Minas Gerais (GEPROFEF), cujos membros, bolsistas e professores e professoras de Educação Física de escolas públicas da região, ao longo de 2024, contribuíram com valiosas reflexões e proposições sobre a Educação Física na área de linguagens. "A troca constante com os professores participantes tem sido fundamental para a construção desse estudo e para o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área", destacaram os autores.
TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte
IMAGENS: Acervo dos autores.
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