Solenidade de conclusão do curso de Aquaviários em parceria com a Marinha do Brasil.

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2024, 16h58 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2024, 16h58

WhatsApp Image 2024 12 10 at 11.39.43 2No dia 09 de dezembro de 2024, o  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – campus Muzambinho teve a honra de realizar a solenidade de formatura do curso Formação de Aquaviários - Pescador Profissional/Motorista da Pesca, Nível I, na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada).

O campus Muzambinho foi pioneiro nesta oferta. Em um marco para a formação de novos profissionais da pesca, a delegacia da capitania dos portos em Furnas e o IFSULDEMINAS, com apoio da prefeitura de Alfenas, deram início ao curso em outubro de 2024, contando com a participação de 27 alunos.

A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Marinha do Brasil e o IFSULDEMINAS, que prevê a realização de 11 cursos nos próximos cinco anos, beneficiando cerca de 300 pessoas na região. Essa parceria estratégica fortalece o vínculo entre a Marinha e o setor educacional, proporcionando oportunidades de capacitação alinhadas às demandas do mercado de trabalho local. 

O curso, gratuito para pescador profissional, atende a uma necessidade crescente de qualificação na região sul de Minas Gerais, onde a pesca é uma das atividades econômicas de destaque. Além de contribuir com oportunidades no setor de aquaviários, o curso representa um importante fator de inclusão social e desenvolvimento econômico. A expectativa é que, ao longo dos próximos anos, os novos profissionais formados contribuam para a melhoria das atividades pesqueiras e para a sustentabilidade da economia local.

Para a coordenadora de extensão do IFSULDEMINAS, campus Muzambinho, Juliana Cristina dos Santos, “o dia é de muita celebração para todos nós! Um momento especial, marcado pela cerimônia de entrega de certificados pelo IFSULDEMINAS e pela entrega das carteiras de habilitação profissional, emitidas pela Marinha do Brasil. Esses documentos oficializam a formação como pescador profissional e motorista da pesca, Nível I, reconhecendo o esforço e a dedicação de cada um ao longo dessa jornada”.

Na ocasião, estavam presentes autoridades representando o IFSULDEMINAS, a Marinha do Brasil e a prefeitura municipal de Alfenas. Entre elas:

  • A Pró-Reitora de Extensão do IFSULDEMINAS, Professora Daniela Ferreira Cardoso.
  • A diretora de extensão do IFSULDEMINAS - Michelle da Silva Marques;
  • O diretor-geral do campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza;
  • A coordenadora de extensão do campus Muzambinho - Juliana Cristina dos Santos;
  • O conselheiro e administrador da Liga da Reserva Naval do Brasil e articulador do projeto, Antônio Carlos Mendonça Nunes;
  • O delegado fluvial de Furnas - Capitão de Corveta, Pablo Salgado de Jesus;
  • O assessor parlamentar do deputado federal Odair Cunha, Diego Batista;
  • O secretário de agricultura de Alfenas, Décio Paulino da Costa;
  • Encarregado da seção de ensino profissional marítimo - Evandro Lima Marques de Sousa;
  • O coordenador de pesca e piscicultura, Rafael Alves de Barros.

A solenidade de formatura do curso contou com a participação especial dos três instrutores que ministraram o curso:

  • Gilcemar da Silva Borges, suboficial da Marinha do Brasil, na reserva, especialista em manobras e equipamentos de convés, e aquaviário, na categoria de piloto. Este ministrou as disciplinas: Atividade de Pesca, Condução e Operação de Embarcação e Pesca, e Segurança em Operações de Embarcação de Pesca.
  • Diego Soares Becker, formado em técnico de segurança do trabalho pelo Senac Rio Grande do Sul, aquaviário na categoria contramestre. Ministrou as disciplinas de Prevenção e Combate a Incêndio, e Sistema de Propulsão a Motor Diesel.
  • Katia Mara Tavares, médica, formada pela Unifenas - Alfenas MG, atuando no SAD Alfenas MG. Ministrou as disciplinas de Conhecimentos Elementares de Primeiros Socorros, e Técnicas de Sobrevivência Pessoal.

A coordenadora de extensão agradece especialmente a Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL pelo espaço cedido para a realização do cerimonial. A empresa Kuara eventos pelo empréstimo das becas aos formandos. A empresa ALAGO - Associação dos Municípios do Lago de Furnas pela doação de coletes salva vidas para presentear alguns alunos da turma. Agradecimento especial, a Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS, principalmente à diretora de Extensão Michelle da Silva Marque e o representante da marinha do Brasil, encarregado da seção de ensino profissional marítimo - Evandro Lima Marques de Sousa por todo apoio durante a condução das partes burocráticas, tais como elaboração do Projeto Pedagógico do curso, Editais de instrutores e alunos. E o coordenador de pesca e piscicultura, Rafael Alves de Barros que viabilizou a condução de todas as atividades, aulas teóricas e práticas.

TEXTO E IMAGENS: CGEX

registrado em: