Notícias
Oportunidades
Campus Muzambinho promove ação sobre o uso da IA na educação
Campus Muzambinho promove ação sobre o uso da Inteligência artificial na educação
No dia 27 de novembro de 2024, aconteceu no Campus Muzambinho uma ação promovida pela Direção de Ensino e a Coordenação Geral de Ensino para docentes, TAEs e colaboradores sobre o uso ético e responsável da inteligência artificial (IA) no campo educacional.
Para início da conversa, a professora Aracele Fassbinder - DDE do Campus Muzambinho - apresentou um compilado das informações levantadas por meio de formulário eletrônico diagnóstico sobre o perfil docente em relação ao conhecimento, interesse e uso dessas tecnologias. O questionário foi respondido por 77 participantes e nos trouxe informações relevantes que corroboram para a contínua necessidade de oferta de espaços de discussão e ambientes formativos sobre o tema.
A palestrante convidada foi a Professora Doutora Lívia Carolina Vieira, servidora do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, estudiosa da área de tecnologia educacional e ética em IA e colaboradora do Instituto de Estudos Avançados da USP. A professora enfatizou a importância de adotar uma postura crítica frente às inovações tecnológicas, ressaltando que a IA deve ser usada como um apoio à prática docente, e não como uma substituição do profissional de educação. Além disso, destacou a necessidade de formar alunos e professores para lidar com essas ferramentas de maneira consciente e responsável.
Para a Coordenadora Geral de Ensino, Giovanna Carvas, a discussão é de grande importância considerando que “ a Inteligência Artificial (IA), em especial a IA Generativa, está ganhando espaço muito rapidamente e transformando diversas áreas da sociedade, inclusive a educação. Por isso precisamos conhecer e entender como essas tecnologias estão sendo aplicadas ou podem vir a ser integradas às práticas de ensino com o objetivo de aprimorar a experiência educacional”.
O evento também contou com uma sessão de perguntas, onde os participantes compartilharam suas dúvidas e perspectivas sobre a temática. A professora Lívia Carolina Vieira deixou claro que junto das potencialidades das ferramentas surgem também desafios éticos e pedagógicos que precisam ser amplamente debatidos a fim de que possamos garantir o uso ético, responsável, inclusivo e alinhado com os valores da educação de qualidade.
Essa ação integra uma série de iniciativas promovidas pelo Campus Muzambinho, que busca aliar tecnologia e educação, capacitando a comunidade escolar para enfrentar os desafios contemporâneos de forma crítica, ética e propositiva.
Texto: Giovanna Maria Abrantes Carvas
Fotos: ASCOM
Redes Sociais