Curso do instituto oferta capacitação aos médicos veterinários do Instituto Mineiro de Agropecuária

Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2024, 17h22 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2024, 16h50

WhatsApp Image 2024 10 30 at 09.25.11 4Entre 30 de outubro e 01 de novembro, foi realizado o Curso de Formação Continuada: Biologia, manejo e sanidade apícola, direcionado aos médicos veterinários fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Com o objetivo de capacitar na identificação das doenças e manejo das colméias de abelhas com ferrão (Apis mellifera) o evento foi organizado pelos professores Edivaldo Aparecido Nunes Martins, Dejair Message, Delcio Bueno da Silva e Rubens Marcelo de Castro.

Cerca de 24 Médicos Veterinários estiveram no evento que contou com aulas sobre Biologia das Abelhas, Manejo de Colméias, Doenças das Abelhas, Programa Mineiro de Sanidade Apícola e o Programa de Vigilância Ativa no Estado de São Paulo.

De acordo com o Professor Edivaldo, esse evento foi importante porque "a oferta de cursos pelo IFSULDEMINAS, direcionados à capacitação de técnicos das instituições públicas de fiscalização agropecuária, fortalece as ações de extensão, beneficiando diretamente os apicultores que serão atendidos por técnicos atualizados na defesa sanitária, ou seja, a informação alcança toda a cadeia produtiva da apicultura".

Ja o docente Rubens destacou que no evento houve uma importante troca de experiências entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. "Essa demanda foi levantada há mais de 8 anos. Esse foi um evento muito esperado e, com o acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto e o IMA, foi possível realizá-lo. Teremos outros, inclusive em outras áreas do estado. E estamos organizando um curso FIC destinado à Técnicos do IMA, Médicos Veterinários, estudantes e todos que estão em atividade e necessitam de informações sobre abelhas".

A parte teórica do curso foi realizada no Prédio Pedagógico da Medicina Veterinária e a parte prática no apiário do setor de apicultura do campus e no sítio Flor de Belém.

No sítio todos participantes treinaram as formas de coletar abelhas e pedaços de favos de colônias para fins de encaminhamento para laboratório para análises de doenças e de pragas. Já no Instituto, a Coordenadora da área de Sanidade de abelhas do Estado de São Paulo, ligada à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Renata Taveira, ministrou uma palestra on-line.

Os organizadores ainda ressaltaram que, em breve, será lançado um curso FIC para estudantes de Medicina Veterinária e Médicos Veterinários que atuam ou pretendem atuar na área de sanidade apícola. E também serão oferecidos outros cursos de capacitação para os técnicos do IMA. Os interessados podem tirar dúvidas através do email: edivaldo.martins@muz.ifsuldeminas.edu.br.

TEXTO E IMAGENS: ASCOM

registrado em: