Página inicial > Outras Categorias > SOE - Setor de Orientação Educacional

SOE - Setor de Orientação Educacional

Publicado: Terça, 05 de Abril de 2022, 11h38 | Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2024, 17h57

Setor de Orientação Educacional (SOE)

O Setor de Orientação Educacional (SOE), localizado no Prédio Pedagógico H, é responsável pelo acompanhamento da vida acadêmica dos estudantes de todos os cursos presenciais da Instituição.
Preocupa-se com a mediação de conflitos didático-pedagógicos e com a construção de estratégias de intervenção que possam contribuir para o êxito dos alunos.
Realiza encaminhamentos diversos para atendimentos específicos (pedagogo, psicólogo, setor de saúde, assistência social e outros), recebe documentos comprobatórios de justificativa de ausência e mantém-se como o principal canal de comunicação entre escola, família e professores, prezando pelo desenvolvimento integral dos estudantes.
Ademais, é onde o estudante pode buscar apoio para qualquer dúvida sobre os serviços oferecidos pelo Campus.

SETOR DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL - SOE
Telefone.: (35) 3571-5067 WhatsApp.: (35) 999645369
Michele Botelho michele.botelho@muz.ifsuldeminas.eu.br
Cassia Magalhães - cassiamagalhaes@muz.ifsuldeminas.edu.br
Ana Paula Santos - ana.paula@muz.ifsuldeminas.edu.br
Grasiane Silva - Psicóloga grasiane.silva@muz.ifsuldeminas.edu.br
Juliano Strabeli - Tradutor e Intérprete de Libras juliano.strabeli@muz.ifsuldeminas.edu.br

Dúvidas frequentes:

● Necessitei me ausentar das aulas, perdi atividade avaliativa/prova, como devo proceder?
Se o seu documento comprobatório envolve afastamento INFERIOR a 10 dias letivos, favor enviar via formulário eletrônico, através do link: Solicitação de Reposição para atividades avaliativas perdidas ou justificativa de Ausência (google.com)
Para ter direito à reaplicação de atividades avaliativas perdidas, o discente deverá enviar o documento comprobatório em até 48 horas após o último dia de afastamento. Preencha corretamente todas as informações.
Todas as solicitações são analisadas. Caso seu pedido seja deferido, enviaremos um e-mail com cópia para você, solicitando a reposição ao docente. A partir daí, é aguardar o retorno do professor via e-mail. Esteja atento a este canal de comunicação!
Destacamos que será atribuída nota zero à avaliação do estudante que deixar de comparecer às aulas, nas datas de avaliações, sem justificativa legal.

Atenção: recomendamos o envio do documento comprobatório sempre se ausentar, independente de perder atividade avaliativa ou não, pois realizamos o registro no SUAP.

● Quais documentos comprobatórios são aceitos?

Os documentos comprobatórios aceitos envolvem atestados médicos, certidão de óbito de parentes de primeiro e segundo graus, declaração de participação em evento acadêmico, científico e cultural representando a instituição, atestado de comparecimento em consultas odontológicas, dentre outras situações.
Caso o documento comprobatório apresente o CID (Código Internacional da Doença), há análise do motivo do afastamento e caso envolva doenças infectocontagiosas a falta é abonada (retirada do sistema). Caso contrário, será somente justificada com o devido registro no SUAP, onde a falta é registrada normalmente e conta no cálculo de frequência.

Atenção: a falta justificada é uma situação favorável ao aluno, demonstrando que ele se ausentou realmente por uma necessidade.

● Para atestados com intervalo de tempo SUPERIOR A 10 DIAS LETIVOS consecutivos, como devo proceder?

Recomendamos o envio imediato, ainda no primeiro dia de afastamento, via formulário próprio: REGIME DOMICILIAR DE ESTUDOS (RDE) (google.com)
Nesse documento você deve preencher todas as informações solicitadas e anexar o documento comprobatório, atestado médico ou similar. Trata-se do regime de estudos domiciliares.
● Para esta situação, temos uma resolução própria, a qual recomendamos a leitura:
https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/Conselho_Superior_/resolucoes/2020/045.2020.pdf .
É um direito reservado a estudantes que se encontram em condição temporária de incapacidade de frequência às aulas presenciais, mas com a conservação das condições emocionais e intelectuais necessárias ao prosseguimento dos estudos no molde domiciliar.
Veja que neste documento é contemplado situações como licença maternidade e licença paternidade.

● Outras necessidades:

Há diversas situações que você pode procurar nosso setor para auxílio, tais como guarda religiosa, necessidade de adaptação em uma disciplina devido a uma recuperação médica, etc.
Para transferência escolar e/ou sinalização de desistência do curso, procure primeiramente o SOE que faremos os encaminhamentos necessários.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (horário pós greve.pdf)horário pós greve.pdf12-08-2024 16:42
registrado em: