Página inicial > Vestibular e Processo Seletivo > Campus Muzambinho abre Processo Seletivo para Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 09h12 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 09h02

Edital 82/2023 - Processo Seletivo para ingresso de discentes no Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do Campus Muzambinho.

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2023/2º semestre do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Ao todo são 40 vagas ofertadas para o Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura.

- Quem pode se inscrever: é obrigatório ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula.

- Inscrições: O período de inscrição é até o dia 17 de maio de 2023.

- Modalidade de ensino: presencial

- Valor da Inscrição: R$40

- Inscrições: Inscreva-se aqui!

- Manual do Candidato e Tutorial de Inscrição: CLIQUE AQUI

- Processo de seleção: prova e nota do ENEM

- Atendimento ao candidato e dúvidas sobre inscrição: vestibular@ifsuldeminas.edu.br

- Atendimento para matrícula:

Dúvidas - Campus Muzambinho
(35) 3571-5063 e secretaria.superior@muz.ifsuldeminas.edu.br

- Dúvidas técnicas sobre matrícula: coordenacao.registro@ifsuldeminas.edu.br

Campus Muzambinho - Ingresso por meio de: Notas do ENEM / Prova Presencial

Cafeicultura

Noturno

08

*As vagas destinadas ao ingresso por meio do SISU serão preenchidas por meio de edital próprio, que será publicado, no site do IFSULDEMINAS, após a abertura do processo seletivo via SISU pelo INEP.

LEGENDAS:

AC – Vagas de Ampla Concorrência: para candidatos que não precisam comprovar o estudo em escolas públicas, condições de renda, identificação étinico racial ou condição de deficiência.
PcD Geral – Vagas para Pessoas com Deficiência.
Vagas de Ação Afirmativa – Vagas para candidatos(as) que estudaram todos os anos do Ensino Médio em escola pública, assim distribuídas:
L1 - Vagas para candidatos(as) com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
L2 - Vagas para candidatos(as) autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
L5 - Vagas para candidatos(as) com renda familiar bruta per capita superior a 1,5 salário mínimo;
L6 - Vagas para candidatos(as) autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) ou indígenas com renda superior a 1,5 salário mínimo
L9 - Vagas para candidatos(as) que sejam pessoas com deficiência, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
L10 - Vagas para candidatos(as) que sejam pessoas com deficiência, autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) ou indígenas, e com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
L13 - Vagas para candidatos(as) que sejam pessoas com deficiência com renda familiar bruta per capita superior a 1,5 salário mínimo.
L14 - Vagas para candidatos(as) que sejam pessoas com deficiência, autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) ou indígenas e com renda superior a 1,5 salário mínimo.
VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO REFERÊNCIA: 1,5 salário mínimo = R$1.980,00

Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura no valor de R$40, para quem optar pela realização da prova ou por usar a nota do Enem. Entretanto, há a possibilidade da inscrição ser gratuita, desde que o candidato atenda aos requisitos apresentados no edital e faça a solicitação ao IFSULDEMINAS.

Ações afirmativas

Desde a publicação da Lei 12.711/2012, o IFSULDEMINAS adota a política de ações afirmativas em seus processos seletivos. As ações afirmativas são políticas sociais de combate a discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, para promover a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, entre outros.
Sendo assim, metade das vagas deste processo seletivo são exclusivas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; a outra metade é destinada à ampla concorrência, ou seja, qualquer pessoa, independentemente da condição socioeconômica, pode se inscrever para concorrer a uma dessas vagas. Além disso, 5% das vagas de ampla concorrência são reservadas para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral).

Para mais informações sobre o processo seletivo 2023/2º semestre, como formas de ingresso, reserva de vaga para pessoas com deficiência (pcd geral), provas, entre outros, acesse o edital 82/2023.