IFSULDEMINAS divulga edital do Processo Seletivo 2023/2º semestre
Nesta sexta-feira, 14/04, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) lança os editais 81/2023, 82/2023 e 83/2023 para o Processo Seletivo 2023/2º semestre.
Para quem não conseguiu ingressar no IFSULDEMINAS no início de 2023, essa é a oportunidade que faltava. A partir da próxima segunda-feira (17/04), abrem as inscrições para o Processo Seletivo 2023/2º semestre. Ao todo, serão 845 vagas ofertadas em 6 cursos técnicos e 3 superiores, distribuídos nas cidades de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho e Poços de Caldas. Também serão ofertados cursos na UFLA, em uma parceria inédita entre a universidade, o IFSULDEMINAS e a Prefeitura de Lavras.
Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio em |
Administração (Machado, Muzambinho, Poços de Caldas e Lavras) |
Agropecuária (Muzambinho e Lavras) |
Alimentos (Carmo de Minas) |
Contabilidade (Muzambinho) |
Informática para Internet (Lavras) |
Segurança do Trabalho (Muzambinho e Lavras) |
Cursos Superiores |
Tecnologia em Cafeicultura (Muzambinho) |
Licenciatura em Letras – Português (EAD – pelo Campus Poços de Caldas) |
Licenciatura em Pedagogia e EPT (EAD – pelo Campus Inconfidentes) |
O período de inscrição é de 17 de abril a 17 de maio. Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos superiores, no valor de R$ 40,00 para quem optar pela realização da prova ou por usar a nota do Enem. Entretanto, há a possibilidade da inscrição ser gratuita, desde que o candidato atenda aos requisitos apresentados no edital e faça a solicitação ao IFSULDEMINAS. Para todos os cursos subsequentes, não haverá cobrança da taxa de inscrição.
Ações afirmativas
Desde a publicação da Lei 12.711/2012, o IFSULDEMINAS adota a política de ações afirmativas em seus processos seletivos. As ações afirmativas são políticas sociais de combate a discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, para promover a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, entre outros.
Sendo assim, metade das vagas deste processo seletivo são exclusivas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; a outra metade é destinada à ampla concorrência, ou seja, qualquer pessoa, independentemente da condição socioeconômica, pode se inscrever para concorrer a uma dessas vagas. Além disso, 5% das vagas de ampla concorrência são reservadas para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral).
Para mais informações sobre o processo seletivo 2023/2º semestre, como formas de ingresso, reserva de vaga para pessoas com deficiência (pcd geral), provas, entre outros, acesse o edital abaixo.
Redes Sociais