Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Vestibular e Processo Seletivo > IFSULDEMINAS anuncia 397 vagas remanescentes em cursos superiores para ingresso no primeiro semestre de 2022
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS anuncia 397 vagas remanescentes em cursos superiores para ingresso no primeiro semestre de 2022

Publicado: Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 14h50 | Última atualização em Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 16h23

Oportunidades são para 28 cursos em seis unidades do Instituto. Inscrições gratuitas até 25 de fevereiro!

Acesse a página do Edital 37/2022 e inscreva-se! 

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre processo seletivo para ocupação de vagas remanescentes e formação de cadastro de reserva para vagas que porventura vierem a surgir nos cursos superiores ofertados pelos Campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre, para ingresso no primeiro semestre de 2022.

A seleção será realizada em uma única etapa e consistirá na análise do histórico escolar do candidato. O processo seletivo é regido pelo edital 37/2022 (acesse o link no topo da matéria).

Vagas

Ao todo são ofertadas 397 vagas em 28 cursos superiores, conforme descrito a seguir:

quadro de vagas 1
quadro de vagas 3
quadro de vagas
A totalidade das vagas será ofertada na modalidade Ampla Concocorrência.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no período das 12 horas do dia 04 até as 17h59 do dia 25 de fevereiro de 2022, via internet.

O candidato deverá acessar o portal gov.br, selecionar o Edital 37/2022 e preencher todos os campos obrigatórios apresentados no formulário de inscrição. Recomenda-se realizar o processo de inscrição utilizando os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome, em suas versões mais recentes e por meio de computadores ou notebooks. Após finalizar a inscrição, o Comprovante de Inscrição será encaminhado para o candidato. Em caso de problemas de não recebimento do documento, um e-mail deve ser enviado imediatamente para vestibular@ifsuldeminas.edu.br.

Para aqueles que não tenham acesso à internet, os campi disponibilizarão computadores para tal finalidade. Para isso, o candidato deverá entrar em contato com a COPESE do campus e agendar o atendimento. O telefone de contato e o endereço de e-mail das COPESE estão indicados abaixo:

copeses

Seleção e classificação

Serão analisadas as notas obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, considerando-se as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio, as quais deverão ser informadas no sistema de inscrição e devidamente comprovadas mediante inserção de documentos comprobatórios (upload de arquivo PDF), no próprio sistema de inscrição. As especificações constam no item 9 do edital.

A classificação ocorrerá da seguinte maneira: as vagas serão preenchidas por ordem de classificação, considerado o somatório das notas obtidas por meio da análise de histórico escolar.

Finalizado o processo de classificação, caso ainda restem vagas não ocupadas em cursos de mesmo nível oferecidos pelos campi do IFSULDEMINAS, o candidato poderá manifestar interesse em ocupá-las, sendo que, para isso, será aberto processo próprio para manifestação de interesse nas vagas, com prazo e cronograma próprios, que serão definidos posteriormente.

Matrícula

São requisitos para solicitar matrícula em curso superior no IFSULDEMINAS:

a) Ser classificado, de acordo com as normas do edital em vigor;
b) Ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula;
c) Não estar matriculado em curso do mesmo nível, em qualquer instituição pública.

Após a publicação do resultado final, serão convocados os candidatos para a solicitação de matrícula em uma única chamada, denominada Convocação Geral. Nesse momento, serão convocados a apresentar documentação, constante nos itens 15.2, 15.3 e 15.4 do edital, e realizar a solicitação de matrícula, por meio de acesso ao sistema gov.br:

a) Todos os candidatos com o status "classificado", de acordo com o número de vagas disponibilizado no edital, e
b) Todos os demais candidatos listados na condição de excedentes. Tais candidatos figurarão com o status “apto para solicitar matrícula".

Tanto os "classificados" como os listados com o status “apto para solicitar matrícula" terão o mesmo prazo para acessar o sistema de matrículas e realizar a solicitação de matrícula. Porém, para aqueles que estiverem na situação de “apto para solicitar matrícula", a solicitação de matrícula ficará aguardando e somente será executada em matrícula se houver vagas disponíveis, respeitando-se a ordem de classificação.

Recursos

Caberá recurso para correção dos documentos via gov.br, devidamente fundamentado, elaborado com informações e dados suficientes para sua análise, nas seguintes situações:
a) Inconsistência entre a nota apurada pelo IFSULDEMINAS e a nota informada pelo candidato no ato da inscrição, quando da análise de histórico escolar;
b) Indeferimento da solicitação de matrícula por falta de parte da documentação.

Cronograma

cronograma 1
cronograma 2
 
Texto: Acom Reitoria / IFSULDEMINAS
Data: 07/02/2022
Fim do conteúdo da página