Página inicial > Vestibular e Processo Seletivo > Processo de Transferência Interna, Externa, Obtenção de Novo Título e Reingresso de Graduação

Publicado: Quarta, 22 de Dezembro de 2021, 15h39 | Última atualização em Terça, 25 de Janeiro de 2022, 16h16

Retificação do resultado final é divulgada.

Edital 221/2021: Retificação 01 do Resultado Final - publicado em 25/01/2022

Resultado final - publicado em 24/01/2022

Quadro de vagas

Vagas remanescentesO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre inscrições para o preenchimento de vagas ociosas no Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD - Campus Muzambinho (nos polos de Inconfidentes, Machado e Muzambinho) a serem preenchidas por meio de Transferência Interna, Transferência Externa, Obtenção de Novo Título e Reingresso, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 16 de janeiro de 2022.

O quantitativo de vagas remanescentes deste edital está detalhado no quadro de vagas.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas de 23/12/2021 a 16/01/2022, exclusivamente por meio deste formulário eletrônico, em que deverá constar o upload de um arquivo único, no formato PDF, anexando-se a documentação na ordem determinada no item 2.2 deste edital. Vale lembrar que no caso do candidato submeter duas ou mais inscrições, somente a última será considerada.

Desta forma no Requerimento de Inscrição (Anexo I), o candidato deverá definir o período e polo pretendido, sem possibilidade de inscrever-se em mais de um período ou polo.

Requisitos

Transferência Interna: modalidade destinada a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de qualquer campus do IFSULDEMINAS, cuja formação seja a mesma (cursos de área e formação iguais, ofertados em campi diferentes) ou em área “AFIM” ao curso pretendido; ter cursado o primeiro período do curso de origem e não ter concluído mais de 80% da carga horária total do curso de origem.

-Transferência Externa: modalidade destinada a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de outras Instituições de Ensino Superior ou com matrícula trancada, em curso de graduação de Instituição de Ensino Superior, igual ou de área “AFIM” ao curso pretendido; ter cursado o primeiro período do curso de origem e não ter concluído mais de 80% da carga horária total do curso de origem.

- Requisitos para Obtenção de Novo Título: modalidade destinada a portadores de diploma de graduação autorizada/credenciada pelo MEC, ou ser diplomado em curso superior de instituição estrangeira, cujo diploma seja reconhecido pelo MEC.

Reingresso: modalidade destinada ao candidato que teve sua matrícula cancelada ou trancada, na qual o acadêmico solicita formalmente a sua readmissão como aluno regular. Neste processo o candidato deverá cumprir todos os requisitos constantes na Resolução CONSUP 69/2017.

Processo Seletivo

A seleção será numa única etapa por meio da análise documental, levando em conta o seguinte critérios:

aCompatibilidade de Matriz Curricular: observando-se o número de disciplinas cursadas passíveis de serem aproveitadas (Classificatório e Eliminatório);

b. Análise da compatibilidade de matriz curricular será realizada com base na Resolução nº 69/2017 que, dispõe sobre aprovação das alterações das Normas Acadêmicas dos Cursos de Graduação do IFSULDEMINAS.

c. A ausência de disciplinas passíveis de serem aproveitadas é critério Eliminatório para as vagas do 5º período.

Recursos

Após a publicação do resultado preliminar com a ordem de classificação, o candidato terá o prazo máximo de 24 horas para interpor recurso e assim, utilizar o modelo constante no anexo II, a ser enviado para o endereço eletrônico pedagogiaead@muz.ifsuldeminas.edu.br, intitulado "Recurso Edital 221/2021".

Evento Data/Período
Inscrição para o Processo Seletivo 23/12/2021 a 16/01/2022
Divulgação da Classificação 20/01/2022
Recurso Classificação 21/01/2022