Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Vestibular e Processo Seletivo > Publicados os editais para ingresso nos cursos técnicos e superiores do IFSULDEMINAS em 2022
Início do conteúdo da página

Publicados os editais para ingresso nos cursos técnicos e superiores do IFSULDEMINAS em 2022

Publicado: Terça, 14 de Setembro de 2021, 07h24 | Última atualização em Terça, 14 de Setembro de 2021, 07h24

São mais de 3.500 vagas em 78 cursos técnicos e superiores

-Acesse aqui a página do Vestibular

Faça aqui sua inscrição!

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa a abertura dos editais de ingresso de novos alunos no primeiro semestre de 2022 para cursos técnicos integrados e subsequentes e cursos superiores da instituição. As inscrições para os cursos técnicos são gratuitas e para os cursos superiores há uma taxa de R$ 25,00

Ao todo, são ofertadas 1.250 vagas para o ensino integrado, 585 para o subsequente, 35 para Especialização Técnica em Energia Solar Fotovoltaica e 1.392 para o ensino superior (fora as 273 vagas, via SiSU, disponibilizadas em edital próprio ainda a ser lançado). 

As oportunidades são para 41 cursos técnicos nos seis campi (InconfidentesMachadoMuzambinhoPassosPoços de Caldas e Pouso Alegre) e dois nos campi avançados (Carmo de Minas e Três Corações); Uma especialização Técnica e 37 superiores, apenas nos campi.  

Formas de ingresso

O Ingresso no Ensino Técnico será feito por análise do histórico escolar. Já no Ensino Superior, será por meio de prova presencial; nota do candidato baseada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU);  e também, por estudantes premiados em Olimpíadas do Conhecimento.

Ações Afirmativas 

O IFSULDEMINAS reserva 50% de suas vagas à inclusão social, por meio da política de Ações Afirmativas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Os outros 50% serão destinados à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservados para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral). Para a comprovação da escolaridade, renda e deficiência de que tratam as vagas de Ações Afirmativas e o PcD Geral é obrigatório, no momento da matrícula, apresentar documentação comprobatória. Além disso, os candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar. 

Inscrição

As inscrições começam no dia 13 de setembro de 2021 e devem ser feitas por meio deste link

Inscrição dos Cursos Técnicos: não haverá cobrança de taxa de inscrição e será possível a realização de apenas uma inscrição por CPF.

Inscrição dos Cursos Superiores: será cobrada taxa de inscrição no valor de R$25,00 para os candidatos que optarem por prova presenciais ou pela utilização de nota do ENEM.

Outras informações, editais e atualizações deste processo seletivo estarão concentras neste site.  

Acesse a modalidade de ensino desejada e confira um resumo sobre a seleção 2022/1º:

BOTÕES CURSOS INTEGRADOS BOTÕES CURSOS SUBSEQUENTES BOTÕES ESPECIALIZAÇÃO FOTOVOLTAICA BOTÕES CURSOS SUPERIORES
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
Data: 13/09/2021
Fim do conteúdo da página