Página inicial > Vestibular e Processo Seletivo > Cronograma da seleção para vagas remanescentes em cursos superiores é atualizado
Vagas Remanescentes

Publicado: Quinta, 05 de Agosto de 2021, 13h38 | Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 16h14

Prazo de inscrição, apenas para os campi Muzambinho e Poços de Caldas, é prorrogado. Inscrição vai até 24/08

Edital 145/2021

Formulário Eletrônico

Nota: em razão da indisponibilidade do site institucional, das 4h, do dia 09/08, até as 8h, do dia 11/08, o cronograma do edital 145/2021 - edital de Transferência Unificado foi modificado. As datas atualizadas se encontram nos Cronograma no final desta matéria.

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas ociosas em cursos de graduação do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). As ofertas são para os Campi InconfidentesMachado, MuzambinhoPoços de Caldas e Pouso Alegre, que serão preenchidas por meio de Transferência Interna, Transferência Externa, Obtenção de Novo Título e Reingresso, para ingresso no segundo semestre letivo de 2021.

Quadro de Vagas

As 351 vagas estão descritas no item 2 do edital. Inicialmente, a oferta será apenas para estudantes matriculados em cursos superiores ofertados pelo IFSULDEMINAS para processos de Transferência Interna. Caso a totalidade dessas vagas não seja preenchida com o uso desse critério, serão disponibilizadas, na seguinte ordem:

a) para transferência externa de estudantes de instituições públicas;
b) para transferência externa de estudantes de instituições privadas;
c) para obtenção de novo título;
d) para reingresso (considera-se reingresso a situação na qual o acadêmico que teve sua matrícula cancelada ou trancada solicita formalmente a sua readmissão como estudante regular).

Inscrições

Considerando a pandemia do novo Coronavírus e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde sobre distanciamento social, as inscrição serão feitas somente por meio do preenchimento deste Formulário Eletrônico, disponível até o dia 16 20 de agosto de 2021. A documentação deverá ser, obrigatoriamente, digitalizada e salva no formato .pdf, num único documento. Vele lembrar que não é possível anexar documentos em outros formatos.

Documentação

A documentação para Transferência Interna, Externa, Obtenção de Novo Título e Reingresso pode ser conferida no item 3.11 do edital.

Transferência Interna/Externa

Para graduandos de outros cursos e/ou instituições, os requisitos são: estar regularmente matriculado em curso de graduação do IFSULDEMINAS ou em cursos de graduação de outras Instituições de Ensino Superior, igual ou de área “afim” ao curso pretendido; ter cursado o primeiro período do curso de origem; não ter concluído mais de 80% da carga horária total do curso de origem.

Obtenção de Novo Título

Para graduados que desejam obter uma nova graduação, é requisito possuir diploma de curso superior de instituição brasileira autorizada e credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) ou ser diplomado em curso superior de instituição estrangeira, cujo diploma seja reconhecido pelo MEC.

Reingresso

Para acadêmicos com matrícula cancelada que desejam retornar ao curso, o candidato deverá cumprir todos os requisitos constantes na Resolução nº 69/2017.

Processo Seletivo

O processo seletivo será realizado numa única etapa, ou seja, análise documental, levando em conta os seguintes critérios:

a) Compatibilidade de Matriz Curricular: análise em conformidade com o disposto na Resolução Normativa 28/2011 e Resolução 69/2017 do IFSULDEMINAS;
b) Histórico Escolar: observa a média geral das disciplinas compatíveis.

Os Critérios de Classificação bem como os Critérios de Desempate estão demonstrados, consecutivamente, nos itens 6 e 7 do edital.

Os recursos somente serão aceitos após a publicação do resultado preliminar, com a ordem de classificação; o candidato terá o prazo máximo de 48 horas para interpor recurso contra o resultado. Assim, o candidato deverá preencher este formulário dentro do prazo definido em edital para essa ação

Resultado Final

A classificação final dos candidatos estará disponível no site de cada campus, conforme datas definidas no cronograma.

Evento Data
Inscrição 05/08 - 14h até 16/08 20/08 24/08- 17h59
Obs.: Inscrição prorrogada apenas para os campi Muzambinho e Poços de Caldas
Resultado Preliminar 19/08 24/08 - a partir das 14h