Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Vestibular e Processo Seletivo > IFSULDEMINAS reabre Vestibular 2020/2º semestre para cursos Técnicos
Início do conteúdo da página
Cursos Técnicos

IFSULDEMINAS reabre Vestibular 2020/2º semestre para cursos Técnicos

Publicado: Quarta, 20 de Maio de 2020, 09h08 | Última atualização em Quarta, 20 de Maio de 2020, 09h08

São 640 vagas e as formas de ingresso são por meio de sorteio ou ordem de inscrição

 

Edital 81/2020 

Edital 82/2020- específico para Especialista Técnico em Energia Solar Fotovoltaica

Inscreva-se

Tire suas dúvidas no Perguntas Frequentes

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) publicou nesta terça-feira, 19/05, a reabertura do processo seletivo, destinado ao ingresso de estudantes no segundo semestre de 2020, nos cursos técnicos dos campi Machado, Muzambinho, Poços de Caldas, e campi avançados Carmo de Minas e Três Corações. No total, são ofertadas 640 vagas e as formas de ingresso são por meio de sorteio ou ordem de inscrição.

Especificamente no curso de Especialista Técnico em Energia Solar Fotovoltaica, do Campus Poços de Caldas, o processo seletivo será classificatório e eliminatório, sendo realizado em uma única etapa de sorteio eletrônico.

Inscrição

As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas a partir das 14h, do dia 01 de junho a 15 de julho de 2020. Desta forma, os candidatos deverão acessar este link; em seguida, clicar na opção “Inscrições” e preencher todos os campos obrigatórios apresentados na ficha de Inscrição. Vale lembrar que o candidato deverá escolher primeiramente o campus e, em segundo lugar, uma única opção de curso. A lista dos documentos pode ser conferida no subitem 4.3 do edital.

O Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) será disponibilizado ao candidato a partir do dia 17 de julho de 2020, por este link, na opção Inscreva-se/Acompanhe sua inscrição.

As inscrições nos campi

Considerando a PANDEMIA e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde sobre distanciamento social, não haverá inscrições presencialmente nos campi. Dúvidas na realização da inscrição devem ser encaminhadas para o email:  vestibular@ifsuldeminas.edu.br   

Ações Afirmativas e PcD Geral

Do total de vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de Ações Afirmativas, destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas,  respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de MG. Os outros 50% (cinquenta por cento) serão destinadas à Ampla Concorrência, sendo que, destes, 5% (cinco por cento) serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 5 do edital.

Processo seletivo

Serão duas formas de ingresso nos cursos Técnicos Subsequentes e Especialista Técnico, conforme disposto na Tabela 1 de ambos os editais, que tratam dos campi e cursos ofertados.

1ª forma: Sorteio eletrônico

O sorteio eletrônico será realizado pela Coordenação de Processos Seletivos por meio do Sistema IFVest, na Reitoria do IFSULDEMINAS, em Posuo Alegre, no dia 20 de julho. Este método classificará aleatoriamente os candidatos e será filmado para fins de auditoria e conferência. Não será obrigatória a presença dos candidatos.

Os cursos ofertados acompanhados do respectivo campus são:

Campus

Curso

Modo de ingresso

Vagas

Machado

Téc. Subsequente em Administração

Sorteio

50

Muzambinho

Téc. Subsequente em Administração

Sorteio

40

Téc. Subsequente em Agropecuária

Sorteio

40

Téc. Subsequente em Contabilidade

Sorteio

40

Poços de Caldas

Téc. Subsequente em Administração

Sorteio

35

Especialista Técnico em Energia Solar Fotovoltaica

Sorteio

35

Três Corações

Téc. Subsequente em Administração

Sorteio

40

Téc. Subsequente em Informática

Sorteio

30

2ª forma: Ordem de Inscrição

Para os cursos e campi elencados abaixo, a classificação será realizada mediante Ordem de Inscrição e o procedimento de classificação seguirá a mesma sistemática de concorrência, de acordo com o item 1.1 do Edital.

Para a classificação, todos os nomes dos inscritos serão ordenados automaticamente pelo sistema, de acordo com a opção feita pelo candidato no momento da inscrição (ação afirmativa, pessoas com deficiência e ampla concorrência).

Campus

Curso

Modo de ingresso

Vagas

Carmo de Minas

Téc. Subsequente em Administração

Ordem de Inscrição

30

Poços de Caldas

Téc. Sub. em Desenv. de Sistemas (EAD - Educação a Distância) Ordem de Inscrição

Ordem de Inscrição

300

Resultados

Os Resultados do Sorteio Eletrônico e da Classificação por Ordem de Inscrição serão publicados no site do vestibular, até as 20 horas, do dia 20 de julho, por meio deste link. Nessa classificação constarão os candidatos, listados em ordem de classificação, conforme o sorteio realizado e conforme a ordem de inscrição dos candidatos, a depender da modalidade de processo seletivo utilizada para cada curso.

Caberá recurso, devidamente fundamentado, elaborado com informações e dados suficientes para sua análise, até dois dias úteis (48 h), após a divulgação dos eventos apontados nos itens 12.1.1. do edital.

Matrículas

Os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis deverão realizar sua matrícula no respectivo campus, conforme cronograma deste, constante no site.

Assim, os candidatos classificados na Ampla Concorrência deverão realizar suas matrículas na secretaria, conforme cronograma de matrículas. Já para os candidatos que concorrem às vagas destinadas as ações afirmativas, haverá pré-matrícula na qual o candidato apresentará a documentação comprobatória da ação afirmativa pretendida. Após a análise da documentação a pré-matrícula será DEFERIDA (confirmada) ou INDEFERIDA (desconsiderada).

Disposições finais

Todas as informações pertinentes à entrega PRESENCIAL de documentação, sejam procedimentos para pré-matrícula e matrícula, comprovação das ações afirmativas, dentre outros que demandem comparecimento presencial nos campi, foram elaboradas considerando-se um cenário de SUSPENSÃO das orientações dos órgãos de saúde para distanciamento social.

Caso, ao tempo de realização dos procedimentos descritos no item anterior, persistir a situação de pandemia e, consequentemente, a orientação dos órgãos de saúde para a manutenção do distanciamento social, serão disponibilizadas novas instruções no site institucional, em tempo hábil para informação dos candidatos, considerando os cuidados relacionados à higiene que garantam a preservação da saúde e segurança dos candidatos e servidores envolvidos no processo.

Assim, diante da continuidade da orientação dos órgãos de saúde para distanciamento social, o semestre letivo poderá se iniciar com atividades executadas de forma não presencial (atividades remotas).

Cronograma

Evento

Período/Data

Inscrição para o Processo Seletivo

A partir das 14 h do dia

01/06/2020,  até às 23:59 do dia 15/07/2020

Período para retirada do Comprovante Definitivo de Inscrição

A partir de 17/07/2020

Divulgação da relação Candidato/Vaga

A partir de 17/07/2020

Realização do Sorteio Eletrônico

20/07/2020

Divulgação do Resultado do Sorteio e da Classificação pela Ordem de Inscrição

Até às 20 h do dia  20/07/2020

Início da Convocação para Matrícula

A partir de 20/07/2020

Início do período de matrículas e pré-matrículas

A partir de 27/07/2020

Início das aulas

De acordo com o calendário letivo de cada campus

Texto: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS
Data: 19/05/2020
Fim do conteúdo da página