Página inicial > Vestibular e Processo Seletivo > IFSULDEMINAS oferta 120 vagas no Vestibular 2020/2º semestre para cursos Superiores
Processo Seletivo Superior 2020.2

Publicado: Quarta, 11 de Março de 2020, 08h01 | Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 22h27

capa face inscrições suspensas

Comunicado

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) comunica suspensão, por tempo indeterminado, dos editais 49 e 50/2020 referente ao Processo Seletivo para ingresso de estudantes no segundo semestre de 2020 nos cursos Técnicos e Superiores da instituição.

A medida foi tomada devido a situação de emergência na saúde pública provocada pela pandemia da COVID-19 (Coronavirus).

Mais informaçõesvestibular@ifsuldeminas.edu.br

Atualizado em: 20/03/2020

As oportunidades são para 03 cursos oferecidos nos campi Machado e Muzambinho

página do Edital 50/2020

Inscrição

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) publicou segunda-feira, 09/03, edital do processo seletivo para ingresso de estudantes no segundo semestre de 2020 nos cursos superiores da instituição. No total, são ofertadas 120 vagas nas unidades de Machado e Muzambinho.

O estudante poderá escolher a maneira como deseja concorrer às oportunidades: 70% das vagas serão selecionadas por meio de prova presencial; 20% utilizando a nota do ENEM; e 10%, destinadas ao ingresso por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada), definido por edital próprio, a ser divulgado posteriormente. Além disso, duas vagas de Ampla Concorrência, de cada curso, serão destinadas a candidatos que tenham obtido medalhas em olimpíadas de conhecimento, que será regido por edital próprio.

Confira abaixo o quadro de vagas completo (neste quadro, juntamente com as vagas do processo seletivo atual, somam-se as destinadas ao SiSU, aumentando em 20% o número de oportunidades em cursos superiores presenciais).

superiores

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas no período de 09 de março a 13 de abril de 2020. Desta forma, os candidatos deverão acessar este link, em seguida clicar na opção “Inscrições” e preencher todos os campos obrigatórios apresentados na Ficha de Inscrição.

Ao final do processo, será necessário emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, no valor de R$ 60,00. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 14 de abril 2020 em qualquer agência bancária ou lotérica. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFSULDEMINAS, já que todos os cursos ofertados pela instituição são gratuitos. Para quem optar por utilizar a nota do ENEM (Edição 2017, 2018 ou 2019) ou SISU, não haverá taxa de inscrição; ela será cobrada apenas por quem concorrer por meio de prova.

Os candidatos que não possuem acesso à internet, os campi disponibilizarão um computador. Veja no item 4.5.2. do edital os locais, enderenços e horários de funcionamento dos campi.

Isenção da taxa de Inscrição

Poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição o candidato que tiver renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter concluído o ensino médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada.

solicitação de isenção deve ser feita no período de 09 a 20 de março de 2020 e os candidatos devem enviar documentos específicos que comprovem sua situação socioeconômica à COPESE do campus escolhido, pessoalmente ou via Correios (SEDEX com AR) conforme o item 5.1.1. do edital.

Comprovante Definitivo de Inscrição

O Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) será disponibilizado para impressão a partir do dia 29 de abril de 2020, no endereço eletrônico do vestibular por este link na opção inscrição e acompanhe sua inscrição. https://portal.ifsuldeminas.edu.br/vestibular-proen

A Comissão de Processos Seletivos (COPESE) recomenda que a impressão do CDI seja realizada até às 16h do dia 30 de abril de 2020 e não se responsabilizando por eventuais problemas de impressão e/ou dados incorretos constantes no mesmo após este período. O candidato é o único responsável pelo acesso e impressão desse documento. Constam no CDI os horários, locais e cidade que o candidato fará a prova.

Ações Afirmativas e PcD Geral

Do total de vagas reservada a ampla com ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 6 do edital.

Provas

As provas acontecerão no dia 10 de maio, domingo, em um único período das 08h30 às 12h30. As informações como local e sala das provas estão presentes no CDI. Já os gabaritos das provas serão publicados no endereço eletrônico do IFSULDEMINAS em até 24 horas após o término das provas e os recurso estão descrito, detalhadamente, no item 16 do edital.

Matrícula

Os aprovados dentro das vagas disponíveis deverão realizar a matrícula na secretaria do respectivo campus em que se inscreveram.

Para o candidato que concorrer às vagas destinadas às Ações Afirmativas e PcD Geral, haverá pré-matrícula, em que o candidato deverá apresentará a documentação comprobatória da ação pretendida listadas no anexo I do edital. Após a análise da documentação, a pré-matrícula será DEFERIDA (confirmada) ou INDEFERIDA (desconsiderada).

Data/Período

Pedidos de isenção de taxa de inscrição

09/03/2020 a 20/03/2020

Inscrição para o Processo Seletivo