Página inicial > Vestibular e Processo Seletivo > Entenda a diferença entre Cursos de Tecnologia, Licenciatura, Bacharelado e Graduação Tecnológica

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 13h06 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 13h07

São mais de 3.000 vagas distribuídas entre os cursos técnicos e superiores da Instituição

Edital dos cursos técnicos (Nº142)

Edital dos cursos superiores (Nº143)

Manual do Candidato

Conteúdo Programático das provas do Ensino Técnico

Inscrições - abertas a partir das 10 horas do dia 01/10/2019

Na hora de optar por um curso Técnico ou Superior na área tecnológica, bacharelado ou licenciatura, é preciso ter em mente e na ponta da língua as diferenças entre eles. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) existem várias opções de cursos, com diferentes perfis de formação profissional, distribuídos entre os oito campi existentes na instituição.

São 43 cursos técnicos, distribuídos entre integrados e Subsequentes e 35 cursos superiores divididosentre Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura. Confira na tabela:

Captura de tela inteira 25092019 155655

Para entender a diferença entre as modalidades de ensino e conhecer o tempo de duração de cada um dos cursos, o candidato pode acessar a página vestibular.ifsuldeminas.edu.br. Lá se encontra o “Quadro de Vagas”, que informa a duração dos cursos (que pode variar de quatro a seis anos para os cursos de bacharelado e licenciatura e de até dois anos para os cursos de tecnologia), a quantidade de vagas e também o período em que ocorrem as aulas: se integral (dia todo), matutino (só no período da manhã), vespertino (só no período da tarde) ou noturno.

Curso Técnico

Integrado
O curso Técnico Integrado é direcionado ao estudante que terminou o ensino fundamental e que, junto do ensino médio queira aprender uma profissão.  A duração dos cursos é de três anos. Para ingressar em um curso técnico integrado o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula.

Concomitante
Nessa forma de ingresso, especificamente para os cursos na modalidade Ensino a Distancia (EaD), o candidato cursa as disciplinas de formação técnica enquanto faz o ensino médio em outra instituição pública ou privada. Para concorrer a essa modalidade o candidato precisa estar cursando o ensino médio.

Subsequente
O curso Técnico Subsequente é um curso de nível médio, destinado aos estudantes que já concluíram o ensino médio. A duração pode ser um ano e meio ou dois anos, dependendo do curso. Para ingressar nessa modalidade, o discente precisa ter concluído o ensino médio na data da matrícula.

Graduações

Tecnológico
A graduação Tecnológica é uma das possibilidades de educação superior no país, com formação que varia de dois a três anos. De acordo com o último Censo da Educação Superior 2016, já é responsável por 17,8% das matrículas em universidades. Com o objetivo de inserção mais rápida no mercado de trabalho, os cursos nesse formato são mais curtos e apresentam carga horária reduzida.

Bacharelado
Esse tipo de curso tem a duração de quatro a seis anos e proporciona a formação necessária para a maioria das profissões tradicionais, principalmente voltado para a área profissional. O concluinte recebe o título de bacharel. De acordo com segundo Censo da Educação Superior de 2016, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o bacharelado corresponde a 61,5% dos ingressantes na educação superior.

Licenciatura
Para quem pretende se tornar um professor e lecionar no Ensino Fundamental e Médio, a escolha pela formação em Licenciatura é a ideal. Desde 2016, essa formação teve considerável aumento no número de alunos. Segundo levantamento realizado pelo MEC, esse aumento foi de 12,8%. Cursos de licenciatura passaram a ser a segunda graduação mais procurada por estudantes. Esses cursos tem duração de quatro a cinco anos.

Processo Seletivo 2020/1º

Os editais que regem os processos seletivos para ingresso de estudantes no primeiro semestre de 2020 nos cursos técnicos e superiores da instituição encontram-se disponíveis na página do vestibularNo total, são ofertadas 3.224 vagas nas unidades de Carmo de MinasInconfidentesMachadoMuzambinhoPassos,Poços de CaldasPouso Alegre e Três Corações. Desse montante, 1.820 vagas são para cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio; 1.104 para cursos superiores presenciais e 300, para cursos superiores à distância.

Confira a matéria completa sobre o lançamento dos editais no link

Conheça o IFSULDEMINAS

O OFSULDEMINAS é uma instituição pública de ensino gratuito criada em 2008, a partir da fusão de três antigas escolas agrotécnicas, localizadas nos municípios de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Atualmente, o IFSULDEMINAS também possui campi nas cidades de Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e campi avançados em Três Corações e Carmo de Minas. Além disso, atua em parceria com as prefeituras, por meio de polos de rede em mais de 40 cidades. Ao todo, são mais de 39.000 estudantes matriculados, 120 cursos ofertados e mais de 178 municípios atendidos na região. Reconhecido pela oferta de educação profissional aliada à formação humanística, o Instituto articula suas ações em função do desenvolvimento regional, proporcionando educação pública, gratuita e de qualidade.

Texto: Ascom reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 25/09/2019