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Saiba quais documentos são válidos para levar no dia da prova do Enem

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 08h59 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 09h01

Se deseja realizar um curso superior no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), você precisa se inscrever em nosso processo seletivo utilizando a sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então, se prepare para prestar a prova do Enem 2019 e veja, a seguir, quais documentos valem como identificação oficial no dia do exame. 

São válidos:

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- cédulas de identidade (RG) emitidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;

- identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para estrangeiros, incluindo refugiados;

- Carteira de Registro Nacional Migratório;

- documento provisório de Registro Nacional Migratório;

- identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;

- Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;

- Certificado de Dispensa de Incorporação;

- Certificado de Reservista;

- passaporte;

- Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;

- identidade funcional de acordo com o Decreto 5.703/2006.

E este ano tem uma novidade. Mesmo que algum dos documentos da relação acima estiver vencido, poderá ser aceito pelos aplicadores. A restrição vale para cópias simples, autenticadas em cartório ou documentos sem foto. Portanto, somente o original com foto garantirá a identificação para entrar no local de prova.

Também não valerá a apresentação de documento digital em aparelho de celular. Um dos motivos é que o documento precisará ficar visível na mesa do candidato durante o exame. Por questão de segurança, o celular será desligado, guardado e lacrado dentro da sala de prova.

Outros documentos não aceitos para acesso aos locais de prova do Enem são:

- crachás de identidade funcional de natureza privada;

- carteira de estudante;

- certidão de nascimento ou casamento;

- título eleitoral;

- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani);

- protocolos;

- Carteira Nacional de Habilitação expedida antes de 23 de setembro de 1997 (Lei nº 9.503/1997).

Outros cuidados – Participantes que perderam ou tiveram o documento roubado ou furtado deverão apresentar boletim de ocorrência, expedido por órgão policial há, no máximo, noventa dias do primeiro domingo do exame.

Quem apresentar a via original do documento oficial de identificação que esteja danificada, ilegível, com foto infantil ou que inviabilize a sua completa identificação, ou de sua assinatura, poderá realizar o Enem desde que se submeta à coleta de dado biométrico, de informações pessoais e da assinatura em formulário oferecido pelo aplicador.

Para o exame –  O Inep recomenda que o candidato imprima o Cartão de Confirmação da Inscrição e a Declaração de Comparecimento (caso precise de comprovante) e leve os dois para a sala do exame.

As provas acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro de 2019, os portões do local de prova abrirão ao meio-dia, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para realizar a prova, o participante deverá levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada com material transparente.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep e da Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS

Data:19/09/2019

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