Página inicial > Vestibular e Processo Seletivo > Manual do candidato já está disponível no site do Vestibular
Manual do Candidato

Manual do candidato já está disponível no site do Vestibular

Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 18h40 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 18h47

manual do candidato cursos tecnicos2020                        manual do candidato cursos superiores2020

Foi publicado no fim de tarde desta quarta-feira, dia 4 de setembro, na página do Vestibular do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), o Manual do Candidato, tanto a versão para quem deseja ingressar nos cursos técnicos, quanto a versão para os interessados nos cursos superiores. Este é um guia rápido para o estudante ter em mãos, porém, não supre a necessidade de leitura dos editais que regem os processos seletivos.

Ambos materiais dispõem de dez capítulos, que trazem, resumidamente, as principais informações sobre os processos seletivos de ingresso em 2020/1º semestre.

Apresentação
Esta é a primeira parte do Manual, que traz uma síntese de dados sobre o IFSULDEMINAS.

Contatos
Na sequência, segue a lista de contatos de todas as nove unidades da instituição, com seus respectivos endereços, telefones e sites.

Aqui, constam as datas das etapas principais do processo seletivo.

Inscrições
Nesta parte, o candidato é informado sobre o período de inscrição no processo seletivo, de 1º de outubro a 11 de novembro de 2019; o valor da taxa de inscrição (R$ 30,00); os documentos necessários e as etapas para efetivar a inscrição.

Tipos de Cursos
O candidato fica sabendo o significado das nomeclaturas referentes aos cursos do Ensino Superior (Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia) e aos do Ensino Técnico (Integrado e Subsequente) para definir qual opção seguir.

Auxílio Estudantil
Apresenta este Programa Institucional aos candidatos e informa quem pode se inscrever e como fazê-lo.

Alojamento
Informa os campi do IFSULDEMINAS onde há moradia estudantil.

O que é Ação Afirmativa?
Traz as modalidades de ação afirmativa praticadas pela instituição, a quantidade de vagas reservadas e os requisitos para concorrer por meio desta política social.

Forma de Ingresso
Explica como o candidato deve proceder para concorrer a uma vaga em um dos cursos do IFSULDEMINAS. No caso do Ensino Superior, o ingresso é por meio do Enem e do SiSU. No Ensino Técnico, por meio de prova do processo seletivo, a ser realizada em 24 de novembro de 2019, em um dos campi do Instituto.

Quadro de vagas
O último capítulo do Manual exibe o quadro de vagas, detalhadas por curso e por campus do IFSULDEMINAS.

Processo Seletivo 2020/1º

Os editais que regem os processos seletivos para ingresso de estudantes no primeiro semestre de 2020 nos cursos técnicos e superiores da instituição encontram-se disponíveis na página do vestibular. No total, são ofertadas 3.224 vagas nas unidades de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Do montante, 1.820 vagas são para cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio; 1.104, para cursos superiores presenciais e 300, para cursos superiores a distância.

Confira a matéria completa sobre o lançamentos dos editais em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ultimas-noticias-ifsuldeminas/66-noticiasensino/3045-processo-seletivo-2020-1

Texto: Ascom reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 05/09/2019