Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Vestibular e Processo Seletivo > Quadro de vagas remanescentes, dos cursos técnicos EaD, é divulgado
Início do conteúdo da página
Curso Téc. Subsequente e Concomitante

Quadro de vagas remanescentes, dos cursos técnicos EaD, é divulgado

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 16h17 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2019, 07h55

Quadro de vagas remanescentes, dos cursos técnicos EaD, é divulgado

- Quadro de vagas

- Retificado

O IFSULDEMINAS juntamente com a Diretoria de Ensino a Distância (EaD) divulga, após cumpridos todos os procedimentos para ingresso com reserva de vagas do edital 131, quadro de vagas remanescente para ingresso em Cursos Técnicos Subsequentes e Concomitantes na Modalidade EaD.

Os candidatos interessados nas vagas remanescentes deverão comparecer aos polos em que as vagas são ofertadas, nos respectivos endereços e horários de funcionamento, que se encontram no link quadro de vagas (que está no topo desta matéria), munidos dos seguintes documentos:

a) Cópia e original da Certidão de Nascimento ou Casamento;

b) Cópia e original da Carteira de Identidade (RG);

c) Cópia e original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

d) Cópia e original do Título Eleitoral, para maiores de 18 anos;

e) Cópia e original do Certificado de Alistamento Militar, para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos;

f) Cópia e original do Histórico Escolar ou Comprovante de Conclusão do Ensino Médio, para candidatos aos cursos subsequentes;

g) Cópia e original de declaração de que o candidato está cursando o Ensino Médio, emitida pela instituição educacional de origem, para candidatos aos cursos concomitantes;

h) Cópia e original do Comprovante de Residência atual; i) 2 (duas) fotos 3 x 4 recentes e iguais.

Publicado em 04/09/2019


Resultados pré-matrículas

O Instituto Federal do Sul de Minas informa a relação de estudantes pré-matriculados nos 22 cursos técnicos a distância ofertados pelo edial 131/2019. Os resultados foram divulgados na segunda (02/09) e na terça-feira (03/09). Para os últimos, o prazo de recurso segue até às 18 horas do dia 4 de setembro.

Publicado em 03/09/2019


IFSULDEMINAS abre edital para preenchimento de mais de 3 mil vagas em cursos técnicos EaD

- Edital 131/2019 

- Retificação 01

O IFSULDEMINAS lançou no último dia  20 de agosto, edital para preenchimento de 3.150 vagas, em 13 cursos técnicos, sendo quatro do tipo concomitante (para quem ainda está cursando o Ensino Médio) e nove  do tipo subsequente (para quem já concluiu o Ensino Médio), em 27 cidades do Sul de Minas.

Há vagas em Alfenas, Alterosa, Andrelândia, Boa Esperança, Botelhos, Cambuí, Cambuquira, Campanha, Campo Belo, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Dom Viçoso, Elói Mendes, Ilicínea, Itanhandu, Monsenhor Paulo, Monte Sião, Paraisópolis, Pedralva, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, São Gonçalo do Sapucaí, Soledade de Minas, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas.

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, respeitando-se a política de ações afirmativas, a partir do dia 26 de agosto, nos locais e horários descritos no edital. Os interessados deverão se dirigir aos locais de pré-matrícula, munidos de toda a documentação necessária.

A previsão de início dos cursos é em outubro de 2019 e a previsão de término é em abril de 2021.

Vagas

Para o Campus Avançado Carmo de Minas, são 900 vagas, para os cursos de Administração Concomitante e Subsequente, distribuídos em nove polos. Já para o Campus Inconfidentes são 550 vagas, para:  Fruticultura Subsequente, Administração Subsequente e Informática Subsequente que estarão disponíveis em seis polos. No Campus Muzambinho são 500 vagas para Informática Subsequente, distribuídas em 10 polos.

O Campus Poços de Caldas oferecerá 300 vagas para o curso de Desenvolvimento de Sistemas Subsequente, em seis polos. Para Pouso Alegre, o campus oferecerá 300 vagas para os cursos de Logística Subsequente e Qualidade Concomitante, ofertados em três polos distintos. E, por fim, o Campus Avançado Três Corações ofertará 450 vagas para dois cursos: Comércio e Mecânica, nas modalidades Subsequente e Concomitante, em 6 polos.

De acordo com  legislação, do total dessas vagas, cinquenta por cento serão reservadas à inclusão social, por meio das ações afirmativas, destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Fundamental em escolas Públicas e respeitará a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

Requisitos para ingresso

Os candidatos dos Cursos Técnicos Subsequentes deverão, obrigatoriamente, ter concluído o Ensino Médio até a data da pré-matrícula. Já para o ingresso nos Cursos Técnicos Concomitantes, o aluno deverá estar cursando o Ensino Médio até a data da pré-matrícula.

Para ambas as modalidades, o aluno não deverá estar matriculado em nenhum curso técnico presencial ou a distância nos campi e polos de EaD do IFSULDEMINAS ou de qualquer outra instituição pública.

Pré-matrícula

As pré-matrículas serão gratuitas e presenciais, até o limite das vagas disponíveis em cada curso, e poderão ser realizadas no período 26 a 30 de agosto de 2019, diretamente nos polos de apoio presencial de oferta. Os endereços e os horários constam no quadro 3, do item 4.1 do edital 131/2019.

Recursos

Caberá recurso, devidamente fundamentado, contra o Resultado dos candidatos com Pré-Matrícula Efetivada e contra o Resultado dos candidatos com Pré-matricula Efetivada após preenchimento das vagas remanescentes.

Não serão aceitos recursos enviados por correio ou por e-mail e os resultados serão divulgados no endereço eletrônico do IFSULDEMINAS.

Matrícula

A matrícula só será efetiva após a análise criteriosa de toda a documentação entregue pelo candidato no polo. Caso ocorra a constatação de qualquer irregularidade na documentação entregue, a Seção de Registros Escolares poderá solicitar esclarecimentos ao candidato, bem como o envio de documentação complementar ou, ainda, se for o caso, cancelar a matrícula a qualquer momento.

Cronograma

Evento

Data/Período

Lançamento do Edital

19/08/2019

Pré-Matrícula dos candidatos, com entrega de documentação nos polos (inclusive para os que se enquadram na política de ações afirmativas).

De 26/08/2019 a 30/08/2019

Divulgação do Resultado dos candidatos com Pré-Matrícula efetivada

02/09/2019

Prazo para envio de recursos contra o resultado

03/09/2019 até as 18h

Divulgação do Resultado dos candidatos com Pré-Matrícula Efetivada após julgamento dos recursos e de quadro de vagas remanescentes.

06/09/2019

Pré-Matrícula para preenchimento de vagas remanescentes.

De 09/09/2019 a 13/09/2019

Divulgação do Resultado dos candidatos com Pré-Matrícula Efetivada após preenchimento das vagas remanescentes.

16/09/2019

Prazo para envio de recursos contra o resultado

17/09/2019 até as 18h

Resultado Final

20/09/2019

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS - 26/08/2019

Fim do conteúdo da página