Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Setores > NAPNE > NAPNE - Artigos > Necessidades Educacionais Específicas
Início do conteúdo da página

Necessidades Educacionais Específicas

Publicado: Segunda, 03 de Novembro de 2025, 11h18 | Última atualização em Terça, 04 de Novembro de 2025, 11h43

NAPNE - Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

Necessidades Educacionais Específicas atendidas pelo NAPNE

 

unnamedDEFICIÊNCIA VISUAL

É o comprometimento da visão, que pode ser total (cegueira) ou parcial (baixa visão, ou visão subnormal). As pessoas com baixa visão enxergam muito pouco, mas são capazes de utilizar esse sentido para planejamento ou execução de uma tarefa. Em alguns casos, é possível melhorar a visão por meio de técnicas e auxílios especiais, como óculos, lentes de contato ou tratamentos médicos.

visualSuportes

Para ajudar as pessoas com deficiência visual, o Napne oferece recursos como Braille para leitura e escrita, audiodescrição, leitores de tela e materiais com letras maiores. Além disso, há um suporte especial na sala de recursos, onde professores de atendimento educacional especializado estão disponíveis sempre que necessário.  


intelectualDEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A deficiência intelectual é caracterizada por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo. Está relacionada à forma como a pessoa interage com as demais, com os contextos a sua volta e também com a capacidade de compreender convenções sociais. A deficiência intelectual não deve ser confundida com transtorno mental, que está relacionado à alteração da percepção individual da realidade e em geral é acompanhado de sintomas patológicos.

Suportes

Orientação para o desenvolvimento de metodologias que contemplem as especificidades dos alunos, com estímulos, recursos e estratégias que contribuam para as práticas inclusivas no processo de ensino e aprendizagem. Oferece suporte diferenciado em sala de recursos como professores de atendimento educacional especializado quando necessário.


superdotacao ALTAS HABILIDADES /SUPERDOTAÇÃO

Os alunos com altas habilidades/superdotação apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer um dos seguintes aspectos (isolados ou combinados): capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade psicomotora. Essas habilidades, muitas vezes, não se traduzem em alto desempenho acadêmico.

Suportes

Acompanhamento e orientação no processo educativo, enfatizando os estímulos educacionais diferenciados que o aluno com altas habilidades necessita, já que é imprescindível o aprofundamento nas matérias de interesse, nas quais possui Alta Habilidade, e o equilíbrio nas demais, nas quais provavelmente apresentará resultados diferentes, já que praticamente se interessará apenas pela área da qual gosta.


 unnamed6TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por alterações no desenvolvimento neurológico que afetam a comunicação, a interação social e o comportamento, apresentando-se em diferentes níveis de intensidade. Pessoas com TEA podem ter dificuldades na linguagem verbal e não verbal, no estabelecimento de vínculos sociais, na compreensão de regras sociais implícitas, além de apresentarem interesses restritos ou comportamentos repetitivos.

Suportes

O Napne oferece apoio por meio da orientação à equipe pedagógica para adequação metodológica, estratégias de comunicação alternativa, organização da rotina e utilização de recursos visuais que facilitem a compreensão. Também busca estimular a socialização, respeitando as especificidades individuais, e oferece suporte diferenciado em sala de recursos com professores de atendimento educacional especializado quando necessário.


unnamed7TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Suportes

Por meio do trabalho colaborativo junto à equipe pedagógica, o Napne acompanha, orienta e oferece suporte para docentes e alunos buscando uma metodologia que identifique e valorize as potências dos mesmos. Oferece suporte diferenciado em sala de recursos como professores de atendimento educacional especializado quando necessário, com foco na organização de agenda de estudos.


 

REFERÊNCIAS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS. Manual do Estudante 2025. Campus Muzambinho, 2025. Disponível em: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/napne. Acesso em: 9 set. 2025.

Fim do conteúdo da página