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Coordenadoria de Registros Acadêmicos

Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 22h29 | Última atualização em Segunda, 21 de Junho de 2021, 07h23

Mural 

Atenção para os prazos de Renovação de Matrícula e demais solicitações do Registro Acadêmico 2021

1-   Período de Renovação de Matrícula para os alunos Veteranos: 01 a 30 de junho de 2021.

Esta solicitação contempla todos os alunos veteranos dos cursos Técnicos Subsequentes e  Graduação, presenciais e EaD, que ingressaram no curso  em 2020 e anos anteriores.

Para os alunos ingressantes de 2021 a renovação de matrícula acontecerá posteriormente, de 01 a 15 de agosto.

Procedimento exclusivamente via sistema IFTOOLS: https://iftools.muz.ifsuldeminas.edu.br/

Quem "obrigatoriamente" deve renovar matrícula: Todos os alunos que não vão concluir o curso no atual semestre/ano letivo, exceto ingressantes de 2021, e que pretendem continuar cursando no 2º semestre letivo de 2021, dos cursos Técnicos Subsequentes (Presenciais e EaD), e cursos Superiores (Presenciais e EaD).  

Em, caso de dúvidas, veja o vídeo: Orientações para Renovação de Matrícula

2-   Período de Solicitação de Disciplinas de Dependência para cursar no 2º semestre letivo de 2021: 01 a 30 de junho de 2021.

Esta solicitação contempla todos os alunos veteranos dos cursos Técnicos Subsequentes e  Graduação, presenciais e EaD.

Procedimento exclusivamente via sistema IFTOOLS: https://iftools.muz.ifsuldeminas.edu.br/

Disciplinas em Dependência são aquelas já cursadas e reprovadas e deve-se solicitar apenas aquelas que serão ofertadas no 2º semestre letivo de 2021.

Em, caso de dúvidas, veja o vídeo: Orientações para Solicitação de Disciplinas em Dependência e Optativas

3- Solicitação de Disciplinas de Adiantamento, Adaptação, Dependência Multicurso, Eletivas (somente para cursos Superiores): 01 a 30 de junho de 2021.

Solicitações serão realizadas pelo link: Solicitação de Disciplinas (Adiantamentos, Adaptação, Dependência Multicurso e Eletivas)  

4- Solicitação de Dependência de Ofertas Especiais:

Os alunos deverão se informar diretamente com a coordenação de curso.

5- Trancamento de Matrícula, Renovação de Trancamento ou Solicitação de destrancamento de matrícula:

Esta solicitação contempla todos os alunos dos cursos Técnicos Subsequentes e  Graduação, presenciais e EaD.

Solicitar exclusivamente pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfS79zGGmS-xeJh3ZszzMC4bMao5DNHJA0tFO_VUDsMF13h_w/viewform

Prazos para estas solicitações:

  • Trancamento de matrícula extemporâneo do 1º semestre letivo de 2021: até 30/06/2021.
  • Trancamento de matrícula do 2º semestre letivo de 2021: de 01/06 a 30/12/2021.
  • Renovação do Trancamento de matrícula para o 2º semestre letivo de 2021: até 30 dias após início do período letivo. 
  • Destrancamento de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2021: até o 1º dia de início do semestre letivo. 

* Favor observar o calendário letivo do seu curso. A solicitação não é garantia de deferimento. todos os pedidos passarão por análise e o aluno deve acompanhar a situação de sua matrícula pelo sistema acadêmico.

OBS: Qual a diferença entre trancar matrícula ou trancar disciplina?

Quando o aluno solicita trancamento de matrícula, será feito o trancamento do curso no respectivo período letivo. E para retornar às atividades de ensino, o aluno obrigatoriamente precisará solicitar "destrancamento de matrícula" dentro do prazo determinado no calendário letivo para o próximo semestre. E ainda, se neste período em curso em que o aluno pede trancamento de matrícula, mesmo que tenha alguma disciplina com notas suficientes para aprovação, todas as disciplinas ficarão com status de "trancamento" e não serão consideradas aprovadas.

Quando o aluno solicita trancamento (ou cancelamento) de disciplina, a solicitação é específica apenas para a disciplina solicitada, e não se refere ao curso como um todo. Sendo assim, basta que o aluno renove sua matrícula, dentro do prazo determinado, para que seja promovido normalmente para o próximo módulo/período no semestre letivo seguinte.

6- Trancamento/cancelamento de disciplinas para o 1º semestre letivo de 2021: até 30/06/2021

Esta solicitação contempla todos os alunos dos cursos Técnicos Subsequentes e Graduação presenciais.

Procedimento exclusivamente via sistema IFTOOLS: https://iftools.muz.ifsuldeminas.edu.br/

7- Dúvidas para acessar o sistema Iftools, veja o vídeo: Orientações para login no Sistema Secretaria Virtual - Iftools

8- Calendários 2021

9- Solicitação de Aproveitamento de estudos/ disciplinas - Cursos Técnicos EaD: até 30/06/2021

Esta solicitação contempla somente os alunos dos cursos Técnicos Subsequentes EaD ingressantes em 2021.

Solicitar pelo link: AQUI


Contatos do SRA (secretaria):

ATENÇÃO – ESTAMOS EM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL, para agendamento de atendimento presencial e retirada de documentos/Certificados/Diplomas, enviar e-mail descrevendo a necessidade/motivos de atendimento presencial, informar nome completo, curso e telefone para contato

Dúvidas, Solicitações e demais Demandas:

Cursos Superiores (presenciais e EaD) e Pós-graduação: secretaria.superior@muz.ifsuldeminas.edu.br
Cursos Técnicos (Presenciais e EaD), Encceja, Especialização Técnica: secretaria.tecnico@muz.ifsuldeminas.edu.br

Telefones: 
Atendimento geral:
(35) 3571-5063
Atendimento docentes:
(35) 3571-5109
Coordenadora de Registros Acadêmicos:
(35) 3571-5136

Horário de atendimento: Quadro de Horário da Secretaria Escolar

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