Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ingressos
Início do conteúdo da página

Setor de Ingressos

Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 16h20 | Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2023, 09h50

Onde quer que você esteja. Vá para a Escola”.
(Filme:O menino que descobriu o vento - 2019).

O setor Ingressos é o segmento responsável por divulgar e auxiliar todos aqueles que queiram estudar no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Promovendo ações de divulgação de nossos cursos e processos seletivos, visitando escolas, participando de eventos ou mesmo abrindo nossas portas para receber aqueles que queiram conhecer um pouquinho mais de nossa estrutura e de nossos cursos.

Como ingressar no campus Muzambinho?

Ao escolher estudar no câmpus Muzambinho, você encontrará uma infraestrutura robusta com alojamento, biblioteca, escola-fazenda, um corpo docente altamente capacitado, formado por mestre e doutores e o apoio de técnico-administrativos que contribuirão para que seu processo formativo seja completo.

Clique AQUI e preencha este formulário, assim, quando tivermos editais de ingresso aberto, entraremos em contato.

Posteriormente à escolha do curso, é preciso ficar atento ao processo seletivo, que poderá ser em uma das modalidades, conforme estabelecido em nossas resoluções:

Provas de seleção presencial (vestibular) - forma de seleção que ocorre duas vezes ao ano, normalmente nos meses de junho e dezembro. Com prova de conteúdos específicos e adequados ao nível exigido. Você tem acesso às provas anteriores clicando AQUI.

ENEM/SISU - O Enem é uma prova de avaliação dos estudantes do ensino médio, aplicada anualmente pelo governo federal. Já o SISU é uma plataforma digital que utiliza as notas do Enem como meio de seleção e ingresso dos candidatos aos cursos superiores de instituições públicas. São modalidades de responsabilidade direta do MEC.

Análise de Histórico escolar - também utilizamos a análise do histórico escolar dos candidatos, tanto do ensino fundamental como do ensino médio, como forma alternativa de ingresso aos cursos de nível médio do câmpus Muzambinho, caso haja necessidade específica.

Sorteio - forma de ingresso também alternativa aos cursos de nível médio da instituição, em casos específicos.

Edital de Vagas Remanescentes - quando as vagas não são preenchidas completamente pelos processos seletivos, poderão ser publicados editais de vagas remanescentes, que preencherão as vagas restantes por ordem de inscrição no processo, sem a necessidade de provas ou outras análises.

ATENÇÃO: As vagas remanescentes para os cursos superiores serão regidas por editais específicos.

Como ter acesso aos materiais de provas anteriores e Editais abertos?

Em nossos sites você tem acesso a todas as informações, mas deixamos os links aqui abaixo para sua comodidade:

Para melhor desenvolvimento de nossas ações, contamos com a articulação de diversas comissões, sendo elas:

  • Copese - Comissão Permanente de Processos Seletivos
    A Resolução 118/2021, 15 de setembro de 2021, dispõe sobre as ações e procedimentos do Processo Seletivo para ingresso de discentes nos cursos oferecidos pelo IFSULDEMINAS.
    A COPESE - Comissão Permanente de Processo Seletivo, no Câmpus Muzambinho responde à Coordenadoria de Processo Seletivo - CPS, na Reitoria do IFSULDEMINAS, e tem como finalidade a organização e execução dos processos seletivos para discentes, em conformidade com a legislação, as normas vigentes e as orientações recebidas da CPS/Reitoria. (Art.4º da Resolução 118/2021).
    A COPESE Campus Muzambinho é nomeada por meio de Portaria do Diretor-geral e composta por um Coordenador de Campus e, pelo menos, por mais 4 membros efetivos, sendo representantes: um da equipe pedagógica; um da Coordenação de Registros Acadêmicos; um do Serviço Social, um da ASCOM, um da área da tecnologia da informação, TI e um representante dos professores ou técnico-administrativos para o apoio logístico, dentre outros que o campus julgar necessário (Art. 5º Resolução 118/2021).
    A COPESE, atualmente, é conduzida pela Portaria nº da Direção-geral do Campus, com a finalidade principal de reger os Processos Seletivos, como: divulgação dos editais, organizar os prédios e salas de provas, conduzir os processos de escolha de colaboradores efetivos e externos para aplicação das provas, fiscalização corredores e execução de atividades de apoio como restaurante, higienização e controle do tráfego de veículos no dia do vestibular. Providenciar transporte das provas de Pouso Alegre até o Campus, como fiel depositária, segurança e sigilo.
    O processo seletivo é feito com exatidão, honestidade, integridade e seriedade para maior transparência diante da comunidade.
  • Comissão de heteroidentificação
    Os(as) candidatos(as) que se inscreverem para concorrência às ações afirmativas L2, L6, L10 e L14 serão submetidos a entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar, conforme Portaria nº 18/2012 do MEC e Portaria nº 4/2018 do MPDG.
    A Comissão de Heteroidentificação é, formalmente, constituída por Portaria do Diretor-geral do IFSULDEMINAS-Câmpus Muzambinho, com competência deliberativa para realizar procedimentos heteroidentificação e aferir a veracidade das autodeclarações dos candidatos inscritos para as vagas reservadas à pessoas que se autodeclararam pretas e pardas.
    A Comissão Heteroidentificação usa o método de entrevista com o candidato para registrar o cumprimento das seguintes ordens legais normativas: a Lei 12.990 de 09/06/2014, a Portaria Normativa MPDG 4/2018, bem como o estabelecido no Edital de Processo Seletivo.
    Na entrevista com o candidato segue os critérios estabelecidos, considerando, única e exclusivamente, o fenótipo negro como base para a análise e validão, excluídas as considerações sobre a ascendência (entende-se por fenótipo o conjunto de características físicas do indivíduo, predominantemente a cor da pele, a textera do cabelo e os aspectos faciais que permitirão deferir ou indeferir a autodeclaração.
    A Comissão realiza a entrevista, a partir da pandemia, através do aplicativo do google meet, gravada mediante consentimento do candidato.
    A Comissão Heteroidentificação Complementar é formada por membros nomeados, pela portaria Nº108/2022, do Diretor-geral do Campus.

FALE CONOSCO:
Horário de funcionamento do SAICE - de segunda à sexta das 7 às 18h.
Laura Rodrigues Paim Pamplona - laura.pamplona@muz.ifsuldeminas.edu.br
Telefone: (35) 3571-5096
Whatsapp: (35) 99831-6732
E-mail:
 saice@muz.ifsuldeminas.edu.br

Fim do conteúdo da página