Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programa Qualidade de Vida > Click Ambiental: Entrevista com o professor José Mauro
Início do conteúdo da página

Click Ambiental: Entrevista com o professor José Mauro

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 16h11 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2019, 21h55

ClickAmbZeMauro 1280x960

O prof. José Mauro fala de sua paixão em fotografar aves.

O Prof. José Mauro, desde junho de 2013, quando fotografou um casal de periquitão-maracanã (maritaca) da janela de casa e postou em um site (wikiaves) e esta foto foi muito elogiada e a partir daí começou a observar e fotografar aves, no início, na nossa região e depois em várias regiões do Brasil. Atualmente, após quase 6 anos de atividade (que considera lazer), o Professor José Mauro, já postou no site citado acima quase 1.800 fotos de 995 espécies diferentes feitas em 14 estados. A grande maioria das fotos (673) foram feitas em Minas Gerais.

Confira no vídeo a entrevista realizada pelo Projeto Qualidade de Vida, Ecologia, Saúde e Meio Ambiente, no quadro Click Ambiental.

 

 

 

O Brasil conta hoje com 1919 espécies de aves, ocupando o terceiro lugar em número de espécies no mundo. O sonho de todo observador de aves é conseguir visualizar, se possível fotografar e até gravar a vocalização das espécies mais raras e endêmicas (aquelas ocorrem somente numa área ou região geográfica).

Um momento marcante para o Professor foi viajar até o interior do Ceará na Chapada do Araripe, na cidade de Barbalha para conhecer o famoso Soldadinho-do-araripe que é a única ave endêmica (exclusiva) do Ceará e considerada como criticamente em perigo de extinção.

A importância da conservação das aves está diretamente ligada a preservação de todo o bioma por causa do papel que esses animais desempenham na manutenção do equilíbrio nos ecossistemas, são consideradas “jardineiros com asas” porque 90% das espécies de árvores tropicais dependem de animais para dispersar suas sementes, uma função que as aves desempenham muito bem pois além de espalhar as sementes, também auxiliam na expansão da floresta, levando-as longe da planta-mãe.

 

Texto e Produção: Gerson Dias.

Publicação: Ascom IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Fim do conteúdo da página