Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Recepção do professor substituto Flávio de Vasconcelos Camargo
Início do conteúdo da página

Recepção do professor substituto Flávio de Vasconcelos Camargo

Publicado: Quinta, 31 de Julho de 2025, 14h31 | Última atualização em Quinta, 31 de Julho de 2025, 14h31

WhatsApp Image 2025 07 31 at 1.51.49 PM 1Minha vida acadêmica teve início em Itajubá, Minas Gerais, na Escola Estadual João XXIII, onde realizei a educação básica; minha graduação foi realizada na Universidade de Taubaté, me tornando graduado no curso de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena. Posteriormente, realizei minha Especialização em Biologia Marinha na mesma instituição e concluí meu Mestrado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu-SP. Recentemente, me tornei licenciado em Pedagogia e estou em fase de desenvolvimento do Doutorado em Meio Ambiente.

Desde o início da minha formação, me tornei professor e acumulo experiência em diversas etapas, como ensino básico e superior, em instituições estaduais, municipais e particulares. Minha experiência em ensino superior já ultrapassa 15 anos e está voltada a disciplinas como Zoologia, Ecologia, Anatomia e Fisiologia Animal Comparada, Microbiologia e Parasitologia Básica, Estudos Ambientais Críticos e Estágios Supervisionados de Campo. Tenho experiência naturalista na prática de mergulho e montanhismo, além de realizar trabalhos voluntários de monitoramento ambiental na região do Laboratório Nacional de Astrofísica, em Brasópolis-MG.

A educação sempre foi minha fonte motivadora. Ensinar se tornou uma paixão e sempre tive vontade de lecionar em uma Instituição Federal, pela seriedade e principalmente pela contribuição social voltada à comunidade. Ao realizar meu processo seletivo para o campus Muzambinho, pensei no potencial da instituição e em toda a sua excelência, que me foi repassada. Assim, será um prazer enorme fazer parte do corpo docente e da história dessa instituição.

Agradeço a recepção cordial e a oportunidade. Estarei à disposição para auxiliar no que for preciso, visando uma formação integral e crítica dos alunos, a fim de concretizar o objetivo da instituição.

Texto: Flávio de Vasconcelos Camargo

Fim do conteúdo da página