Recepção da professora substituta Tatiane Carvalho Alvarenga
Doutora e Mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária, além de graduada em Matemática, todas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atuou como docente adjunta no Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Maringá (janeiro de 2022 a março de 2025). Anteriormente, atuou como docente no Núcleo Acadêmico de Ciências Exatas do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena, entre 2019 e 2020. Sua área de atuação inclui Estatística Aplicada e Computacional, com foco no uso do software R, e abrange planejamento de experimentos, modelagem de séries temporais, análise de modelos lineares mistos e generalizados, além de Inteligência Artificial, com ênfase em Machine Learning.
É integrante de grupos registrados no CNPq, como o Grupo de Pesquisa em Sistemas Fuzzy, Cibernética e Controle Multivariável, Grupo de Pesquisa em Regressão e Séries Temporais. Além disso, atua como revisora para diversas publicações científicas, incluindo Acta Scientiarum Technology, Revista Brasileira de Biometria, Evolving Systems, Neural Computing Applications e Sigmae Journal. Foi membro titular da Comissão Própria de Avaliação da UFLA (2013-2014), representante no Conselho Universitário da UFLA (CUNI) de 2015 a 2017 e coordenadora da Associação dos Pós-Graduandos em 2017. Também atuou como tutora em cursos de graduação a distância da UFLA e da Universidade Federal de São João del-Rei entre 2013 e 2018. Em 2021, participou da programação inédita para a TV Câmara de Lavras - MG (canal 40.1), por meio do projeto EDUCA TV LAVRAS.
Nesse contexto, produziu diversas reportagens sobre sua tese de doutorado, que abordou a aplicação e o desenvolvimento de novas metodologias de inteligência artificial nas ciências agrárias, intitulada "Redes Bayesianas na Predição de Valores Energéticos de Alimentos para Aves". As reportagens foram veiculadas no Balanço do Campo da RECORD TV, no Portal da Ciência da UFLA, no Portal do Agronegócio e na Revista Animal Business Brasil, além de publicações internacionais. Artigo da tese foi publicado em uma plataforma vinculada à renomada Universidade de Oxford, uma das mais antigas e prestigiadas universidades do mundo, localizada no Reino Unido, revista A1.
Outro artigo relacionado à tese foi publicado em uma revista associada a uma das principais universidades dos Estados Unidos. Foi membra do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Estatística e dos colegiados dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Maringá.
Texto: Tatiane Carvalho Alvarenga
Redes Sociais