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Recepção do professor efetivo Jonas Bento de Godoi.

Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2025, 10h22 | Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2025, 10h22

Minha Trajetória Profissional e Compromisso com a Educação

0021Sou paranaense, nascido e criado em Carlópolis, uma cidade com cerca de 17 mil habitantes. Minha infância foi vivida no meio rural, “debaixo dos pés de café”, como sempre diz minha mãe. Meus primeiros anos de escolarização ocorreram em uma pequena escola da zona rural, distante de casa. Todos os dias, eu e alguns primos e colegas nos reuníamos à beira da estrada de terra, aguardando o ônibus escolar que nos levaria para a escola. As lembranças desse período são marcantes, especialmente pelas professoras que me ensinaram as primeiras palavras e leituras, despertando meu gosto pelo conhecimento.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, passei a estudar na cidade, em uma escola maior, repleta de novidades. Foi nesse contexto que conheci um colega surdo, com quem logo desenvolvi uma amizade. Sempre fui curioso e disposto a ajudar, então fazíamos as tarefas juntos, criando estratégias alternativas de comunicação. Apontávamos, mostrávamos, mexíamos a boca, interagindo intuitivamente por meio do input visual, conforme explica Karnopp: “a percepção, inicialmente, acontece pelo contato visual entre os interlocutores”. Esse contato despertou meu interesse pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, sem que eu soubesse, deu início à minha trajetória profissional.

Com o desejo de aprofundar meus conhecimentos, me formei Pedagogo, especializei-me em Tradução e Interpretação da Libras e cursei Bacharelado em Letras Libras. Ao longo da minha formação, aprendi não apenas por meio dos estudos acadêmicos, mas também pelo contato direto com a comunidade surda e pela vivência prática. Esses saberes, adquiridos em diferentes momentos, tornaram-se fundamentais para minha atuação profissional e minha identidade como pesquisador e educador.

Sem oportunidades na área educacional em Carlópolis, mudei-me para Blumenau/SC, onde atuei como professor intérprete de Libras em uma escola municipal que ensina Libras como segunda língua (L2) para alunos ouvintes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As aulas eram ministradas por professores surdos, e essa experiência foi enriquecedora para minha prática docente.

Posteriormente, fui aprovado em um processo seletivo para Técnico Especializado em Língua de Sinais no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC). Lá, atuei em um ambiente onde a Libras era ensinada como L2 e havia um estudante surdo nos anos finais do Ensino Fundamental.

Dando continuidade à minha formação, ingressei no Mestrado em Educação no PPGE da UDESC, onde desenvolvi uma pesquisa alinhada à minha trajetória profissional e à minha paixão pela educação e inclusão de estudantes surdos. Minha inquietação sobre os desafios da inclusão e do ensino de Libras impulsionou meu trabalho acadêmico e minha atuação como intérprete educacional (IE).

Em 2024, movido pelo sonho de contribuir para a educação pública, prestei o concurso para professor EBTT do IFSULDEMINAS. Deu certo! Aqui estou.

Sinto-me estando em um mar e com infinitas formas de pescar, pronto para colaborar com a educação pública, gratuita e de qualidade que o instituto oferece. Quero atuar no fortalecimento da educação de surdos, contribuir para a formação de professores e incentivar práticas inclusivas que transformem vidas na Educação Básica, Técnica e Técnológica.

Assim como os professores que marcaram minha infância e despertaram em mim o desejo de aprender, espero ser um agente de transformação na formação de novos educadores, para que possam compreender, respeitar e incluir os estudantes surdos em suas futuras salas de aula.

Texto e foto: Jonas Bento de Godoi.

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