Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Recepção da servidora Thálita Gonçalves Santos

Recepção da servidora Thálita Gonçalves Santos

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2024, 09h02 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2024, 09h04

ThalitaMeu nome é Thálita Gonçalves Santos, nasci em 1989, nasci e cresci na cidade de Campinas/SP. Sou filha de Maria das Graças Gonçalves e Narciso dos Santos. Tenho uma irmã chamada Tatiane Gonçalves Rodrigues e dois sobrinhos arteiros para me orgulhar. Acredito ser importante destacar que provenho de uma linhagem de força feminina, minha avó materna, mineira negra parteira, nasceu em 1903 e faleceu após seus 90 anos, cega devido à diabetes adquirida ao longo da vida. Já minha avó paterna, baiana indígena, nascida em 1921, faleceu em 2021 devido a COVID-19. Ambas acompanharam minha infância e início da adolescência vivendo no mesmo quintal, proporcionando-me uma vivência rica em diversidade ao conviver com pessoas mais velhas e com deficiência seja ela visual ou de locomoção. Não conheci nenhum de meus avôs.

Atualmente, sou doutoranda no programa de pós-graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de concentração de atividade física adaptada. Bom, conhecendo um pouquinho dessa história já se percebe que eu trilhei um longo caminho para chegar até aqui...

Cursei toda a Educação Básica e Superior em escolas públicas localizadas na cidade de Campinas/SP. Meu Ensino Fundamental I ocorre na Escola Municipal Padre Leão Valerie; o Ensino Fundamental II na Escola Estadual Hercy Moraes e Ensino Médio foi dividido entre Escola Estadual Sebastião Ramos Nogueira; Escola Estadual Carlos Gomes e Escola Estadual Culto à Ciência (essas mudanças são histórias para outra hora).

thalita 1Ingresso no Ensino Superior em 2009 na Faculdade de Educação Física na FEF|UNICAMP me graduando como licenciada e bacharela, durante a graduação sempre tive participação ativa nos programas de pesquisa e extensão ofertados pela faculdade, pude realizar dois intercâmbios acadêmicos, estudando na Universidad de Santiago de Chile no Chile e Facultad de Santo Tomás na Colômbia.

Realizo o Mestrado com ênfase em Atividade Física Adaptada (2018) na mesma instituição (UNICAMP) e em 2019 concluo uma especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Minha trajetória profissional é marcada pelo encantamento pela Educação Física e pelo compromisso com a promoção da acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência nas práticas corporais, esportivas e de atividade física. Ao longo da minha jornada, adquiri experiências práticas e teóricas diversificadas no campo da educação física para pessoas com deficiência, desde o ambiente educacional até o esporte paralímpico de alto rendimento.

Como profissional da área fui Professora de Educação Física para adultos e crianças com autismo na Associação para o desenvolvimento dos autistas em campinas (ADACAMP); Professora de Basquete em Cadeira de Rodas para pessoas com Deficiência Física no GADECAMP; Professora de Educação Física para pessoas crianças com autismo em clínicas com abordagem ABA no Grupo ABACADABRA; Professora Universitária no curso de Educação Física na Faculdade de Americana (FAM) e desde 2016 atuo no suporte de coordenação de eventos da Natação Paralímpica junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

É uma grande satisfação integrar a equipe do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Fui calorosamente acolhido por meus colegas docentes e servidores. Estou ansioso para contribuir com a qualidade da instituição, colaborando na superação de desafios e na realização de novas metas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.