Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Programa de Acolhimento ao Servidor: Rogério de Melo Grillo

Programa de Acolhimento ao Servidor: Rogério de Melo Grillo

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 14h21 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2024, 15h38

GriloMeu nome é Rogério Grillo, estudei em escola pública na Educação Básica e, ao me formar, ingressei no Ensino Superior em 2002, no curso de Licenciatura Plena em Educação Física.

Em 2003, iniciei como professor de Educação Física em escolas rurais do município de Passos/MG, já que, à época, havia escassez de professores.

Em 2006, fui aprovado no concurso público municipal para professor em Passos/MG e, por isso, pude continuar nas escolas em que já atuava como professor de Educação Física e Xadrez.

Em 2009, ingressei no Mestrado em Educação da USF. A partir disso pude atuar também como Coordenador Municipal de Xadrez e de Educação Física até 2011.

Ao findar meu mestrado, fui aprovado no concurso público para PEB II, no Estado de Minas Gerais. Atuei até 2014, nestes dois cargos. Pari passu, ministrava aulas no Ensino Superior, nos cursos de Educação Física e Pedagogia (Faculdade Calafiori, 2011 - 2015).

No ano de 2014, ingressei no Doutorado em Educação Física da Unicamp. Exonerei do meu cargo PEB II, para me dedicar ao curso em pauta e, durante este período, pude cursar uma Graduação em Pedagogia.

Neste período, tive a experiência como Diretor Escolar, Vice-diretor Escolar, Coordenador de Projetos Sociais, Coordenador Pedagógico, Professor Regente PEB I, professor na UEMG (Bacharelado e Licenciatura em Educação Física) e coordenador de estágio nesta Universidade.

No final de 2018, exonerei do meu cargo na Prefeitura de Passos/MG e na UEMG, para atuar como Assessor Pedagógico e, depois, como Consultor Pedagógico, em uma Editora de Curitiba/PR. Por meio desta conjuntura, pude dialogar com professores/as do Brasil todo, em cursos de formação continuada, na área da Educação Física, como também na área da Matemática (Anos Iniciais) e da Educação Infantil (Pré-escola). Conheci diversas escolas urbanas e do campo (indígenas, quilombolas, de assentamentos, ribeirinhas) em diferentes estados brasileiros.

Hoje, inicio uma nova trajetória aqui no IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho.

Texto: Rogério Grillo.

Imagem: ASCOM