Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Programa de Acolhimento ao servidor: Suellen Rodrigues Maia

Programa de Acolhimento ao servidor: Suellen Rodrigues Maia

Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2024, 15h09 | Última atualização em Quinta, 20 de Junho de 2024, 15h09

9Q6A2854Sou natural de Colina, cidade do interior do estado de São Paulo, onde cursei todo o ensino básico, fundamental e médio nas escolas públicas do município. Meu ensino fundamental e médio foram realizados na Escola Técnica Agropecuária Municipal São Francisco de Assis (ETAM), a qual me permitiu obter o título de Técnica em Agropecuária ao final do ensino médio em 2010. Essa oportunidade de formação me permitiu contato próximo com os animais e despertou minha vocação.

Por meio do Programa Universidade para Todos (PROUNI), consegui uma bolsa de estudos de 100% e ingressei no ensino superior, assumindo o desafio de sair da minha cidade natal de cerca de 17 mil habitantes e encarar a “cidade grande”. Conclui o curso de Medicina Veterinária, minha tão sonhada escolha, em Ribeirão Preto - SP, no Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) em 2015. A graduação me abriu um leque de oportunidades, mas meu segmento de atuação foi na Clínica Médica de Pequenos Animais.

Em 2016, fui para a cidade de Franca – SP, onde cursei a residência em Clínica Médica de Pequenos Animais, na Universidade de Franca (UNIFRAN), concluindo o curso em 2018. Em ato contínuo, ingressei na pós-graduação stricto sensu cursando o Mestrado em Ciência Animal na mesma instituição, com ênfase em nefrologia e urologia de pequenos animais (2018-2020). Nessa etapa, tive o privilégio de receber a orientação de um grande professor, Dr. Leandro Zuccolotto Crivellenti, que me incentivou e direcionou o início da minha atividade docente em cursos de pós-graduação, como professora convidada. Também me tornei palestrante em eventos envolvendo a temática da Clínica Médica de Pequenos Animais, e principalmente a especialidade de Nefrologia e Urologia de cães e gatos.

Ao término do Mestrado, me mudei para Botucatu – SP onde iniciei o curso de Doutorado em Medicina Veterinária na FMVZ-Unesp/Botucatu, tendo a orientação da Profa. Dra Priscylla Tatiana Chalfun Guimarães Okamoto, a qual me permitiu aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos dentro da especialidade de escolha, desenvolvendo e participando de pesquisas com hemodiálise e diálise peritoneal em cães e gatos. Durante o doutorado também tive a oportunidade de realizar um treinamento internacional de terapias extracorpóreas em cães e gatos através de uma bolsa de estudos fornecida pela UC Davis Hemodialysis Academy e pela International Renal Interest Society (IRIS). Ao longo do doutorado continuei as atividades docentes em cursos de pós-graduação e as apresentações de palestras em eventos acadêmicos.

Finalizei o doutorado, em agosto de 2023, e uma nova oportunidade surgiu, ainda no grupo de pesquisa da profa. Tatiana Okamoto, em dar sequência ao estágio de pós-doutoramento desenvolvendo pesquisa com terapias de purificação sanguínea, mais precisamente com Troca Plasmática Terapêutica, modalidade terapêutica emergente e bastante promissora em cães e gatos.

Quando surgiu a oportunidade de prestar o concurso para docente na área de Clínica Médica de Pequenos Animais fiquei muito empolgada, pois toda a minha carreira até então foi uma preparação para esse momento, e alcançar esse feito realmente me trouxe muita realização. Há alguns poucos dias tive uma recepção calorosa e me senti verdadeiramente acolhida, estou muito contente em integrar esse super time do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e espero somar e elevar cada vez mais o curso, promover ensino, pesquisa e extensão de qualidade, e contribuir para a formação de excelentes profissionais.

Texto: Suelen Rodrigues Maia
Foto: ASCOM - Campus Muzambinho