Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Programa de Acolhimento ao servidor: Wander Eustáquio de Bastos Andrade

Programa de Acolhimento ao servidor: Wander Eustáquio de Bastos Andrade

Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2024, 08h56 | Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2024, 08h56

Wander 1Wander Eustáquio de Bastos Andrade é natural de Perdões, MG - Sul de Minas, onde iniciou seus estudos de educação básica no Grupo Escolar Otaviano Alvarenga (1966-1969); cursou ensino médio no Colégio Estadual de Perdões (1970-1976). Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (1981), atual UFLA; mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1988), doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1997) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Lavras (2004 e 2012). Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Centro Estadual de Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PESAGRO-RIO/CEPDPL), em Itaocara, RJ. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: norte/noroeste fluminense, estado do Rio de Janeiro, arroz irrigado, feijão, café e oleaginosas. Atuou também como professor convidado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) durante quatro (04) anos, lecionando a disciplina Cultura do Arroz. Também atuou no Programa Rio Rural, coordenado pela Secretaria de Agricultura e Pecuária (SEAPEC) do Estado do Rio de Janeiro, como Coordenador Regional Noroeste do Núcleo de Pesquisa Participativa. A partir de 2024 manifestou interesse em acompanhar atividades de pesquisa com a cultura do café no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, aliando sua experiência profissional com o que há de atual na área. O acompanhamento dos projetos junto ao Laboratório de Qualidade do Café agregaria recentes conhecimentos, bem como seria de interesse da PESAGRO-RIO, considerando a intenção de instalar um laboratório de Qualidade de Café na região produtora do Noroeste Fluminense.

Texto: Wander Eustáquio de Bastos Andrade
Foto: ASCOM - Campus Muzambinho