Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Campus Muzambinho Recepciona o docente Inaian Pignatti Teixeira

Campus Muzambinho Recepciona o docente Inaian Pignatti Teixeira

Publicado: Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 09h35 | Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 09h37

Sou Inaian Pignatti Teixeira, nascido em Uberlândia-MG, no dia 8/4/1986.

Ao longo de minha trajetória na educação básica fui exposto à uma série de atividades dentro e fora de sala, bem como à professores inspiradores, que me despertaram o prazer em querer sempre aprender mais e mais.

Desde 2004, quando ingressei no Curso de Educação Física, Licenciatura plena, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), meu principal objeto de estudo tem sido o estudo
do corpo e do movimento humano, e todas suas potencialidades. Tão logo conclui minha graduação (2008), iniciei uma especialização em Fisiologia do Exercício Físico e Ciência do
Esporte na mesma instituição. Ainda enquanto cursava a especialização, comecei a atuar como professor, tanto na educação básica, quanto em um Curso Técnico em Enfermagem.

inaian foto materiaMinha primeira experiência profissional na educação básica foi lecionando nas duas escolas particulares que eu concluí meu Ensino Fundamental e Médio.

A partir dessa experiência, e em conversas com meus antigos professores da graduação e especialização, vislumbrei a possibilidade de me tornar professor universitário.
Desde aquela época, eu já acreditava que, sendo professor universitário, e por consequência, contribuindo para a formação de outros professores, eu poderia amplificar minha contribuição para um mundo melhor.

Assim, em 2010, ingressei no mestrado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP de Rio Claro, sob orientação do professor Dr. Eduardo Kokubun.

O principal objetivo de minha dissertação foi compreender a relação entre o ambiente urbano e as práticas de atividade física, mais especificamente no contexto do transporte e do lazer.

Ao completar o mestrado, em 2012, iniciei o doutorado, onde desenvolvi minha tese intitulada “Impacto da criação de ciclofaixas na utilização da bicicleta como meio de
transporte em adultos residentes no município de Rio Claro”. Em 2016, me mudei para Muzambinho e passei a lecionar, na qualidade de Professor Voluntário, as disciplinas de
Tecidos Biológicos e Bioestatística nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais –
Campus Muzambinho. Em junho de 2016, fui trabalhar, como professor substituto, na Universidade Estadual de Minas Gerais – Unidade Passos (UEMG), ministrando as disciplinas de “Biologia Celular” e “Saúde Pública e Promoção de Saúde”

Findado meu contrato naquela instituição, e visando não perder os vínculos com o universo acadêmico, me apliquei à um pós-doutorado na Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Naquela oportunidade, parecia muito estranho um profissional de Educação Física no Departamento de Engenharia. Contudo, o tema do pós-doutorado era relacionar biomarcadores de estresse em estruturas cicloviárias em sete cidades de diferentes países.

Trabalhar com um grupo de arquitetos, geógrafos e engenheiros, foi extremamente enriquecedor, pois pude ver na prática, que profissionais de diferentes áreas, ao olhar para um mesmo problema de pesquisa, ou da prática, podem romper com mais facilidade os paradigmas da área. Ainda fora da zona de conforto, fui fazer parte de meu pós-doutorado na Unidade de Estudos em Transporte da Escola de Geografia e Ambiente na Universidade de Oxford, na Inglaterra, onde passei seis meses como pesquisador visitante e puder aprender e trabalhar com pesquisadores e professores de diversas partes do mundo.

Em 2020, iniciei outro pós-doutorado, agora em São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Em agosto de 2021, passei a atuar como professor efetivo, na UEMG. Além de lecionar disciplinas nos cursos de Licenciatura e Bacharel pude me dedicar a planejar ações de pesquisa e extensão mais
perenes. Considerando meu interesse sobre o método científico, que vinha cultivando desde o curso de especialização, me propus a pensar projetos de ensino, pesquisa e extensão nessa temática.

Dessa forma, tornei a missão de difundir e estimular o pensamento e o método científico como um fio condutor de minha atuação na universidade.

Assim, ainda em 2021 criei o GEPA Científico - Grupo de Estudos, Pesquisa e Apoio Científico, tendo como temática norteadora a promoção do pensamento científico em diversas
esferas do sistema educacional. O grupo de estudos, contribui para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, visando tanto a produção de conhecimento, quanto a formação de cidadãos plenos, críticos, criativos, empreendedores e propensos a continuarem os estudos formais por meio de uma formação continuada.

Hoje, em 2024, minha expectativa como professor substituto no IF Sul de Minas é contribuir com a instituição, com o Curso de Educação Física e, principalmente, com a formação dos alunos e futuros colegas de profissão.

Texto: Inaian Pignatti Teixeira
Foto: ASCOM do Campus Muzambinho.