Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Programa de Acolhimento aos servidores: Mateus Marques Bueno

Programa de Acolhimento aos servidores: Mateus Marques Bueno

Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 11h34 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 11h35

9Q6A1597Nascido e criado na zona rural de Juruaia, Mateus Marques Bueno começou sua trajetória acadêmica na antiga escola rural do bairro Guinezinho, cursando até a quarta série. Nos anos seguintes, estudou na Escola Estadual Eduardo Senedese, onde, entre outras inspirações, foi profundamente influenciado pelos ensinamentos da mestra Sandra Barone.

Sua jornada acadêmica fora de sua cidade natal começou no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, onde concluiu um curso técnico em 2002. Depois de alguns anos trabalhando, veio a tão esperada aprovação na Universidade Federal de Viçosa (UFV), formando-se em Engenharia Agrícola e Ambiental em 2008.

Ao longo dos anos, Mateus aventurou-se por diversas áreas. Imerso no universo da Gestão Pública, também se aperfeiçoou em Gerenciamento de Projetos pela renomada Fundação Getúlio Vargas. Dedicou-se à Engenharia de Segurança no Trabalho e, adicionalmente, abraçou a educação ao completar uma formação pedagógica em Matemática.

O mestrado em Ciências Ambientais e Florestais, realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), permitiu que ele investigasse os desafios das microbacias antropizadas, concluído em 2017. Na mesma universidade, durante seu doutorado em Agronomia, Mateus uniu duas de suas paixões: água e plantas, em uma pesquisa sobre a produção de mudas de espécies florestais da Mata Atlântica.

Profissionalmente, destacou-se como analista ambiental, a secretaria de meio ambiente do Tocantins, coordenador de sustentabilidade na empresa Gordian Bionergy e consultor independente, deixando sua marca em projetos que envolviam regularização de propriedades rurais. Em 2017, houve uma reviravolta em sua carreira, ao iniciar sua jornada no funcionalismo público, como Professor de Engenharia Agrícola no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista.

Desde o início, seu desejo foi lecionar no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, dado a proximidade geográfica com Juruaia. Contudo, devido à limitação de vagas e à direção que sua carreira tomou, outros caminhos se abriram. Em março deste ano, após uma conversa com a direção, deu-se início ao processo de redistribuição, que culminou em sua efetivação em agosto de 2023.