Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Programa de Acolhimento aos servidores: Vivian Aparecida Ruela Silva

Programa de Acolhimento aos servidores: Vivian Aparecida Ruela Silva

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 10h48 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2023, 10h48

FotoSou graduada em Letras Port/Ing, pelo Unifeg. Concluí a graduação em 2006. Fiz, no ano seguinte, pós graduação latu senso em Gramática, compreensão e produção de textos. Em 2011 defendi a dissertação do mestrado em Ciências da Linguagem, na UNIVÁS. Em 2007, comecei a lecionar e não parei mais. É minha paixão. Escola. Sala de aula. Sujeitos procurando pelo conhecimento. Isso é minha vocação. Minha inspiração. Eu venho do meio rural. Estudei o Ensino Fundamental I numa escola de zona rural que nem luz elétrica tinha. Não tinha livros. Tinha um quadro verde, já remendado por cimento de outra cor e apenas giz branco. Lecionar nunca foi um desejo, uma vontade. Fiz a faculdade de Letras porque sempre gostei de ler e sempre tive facilidade com a língua portuguesa. Mas, quando eu entrei numa sala de aula, para lecionar, pela primeira vez, eu pensei: “Esse é o melhor lugar do mundo”. Nem é por causa da língua portuguesa ou da literatura, mas é pelo conhecimento. Eu digo para meus alunos que saber das coisas é muito bom e é isso que eu tento passar em todas aulas. Que eles sejam, sempre, curiosos. Eu não sou professora, eu sou explicadora. Eu explico sobre gramática, sobre discurso, sobre literatura, sobre produção de textos. Às vezes, explico sobre a vida, sobre o futuro. E sigo explicando o que eles quiserem saber.

Texto: Vivian Aparecida Ruela Silva