Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Programa de Acolhimento aos servidores: Mauro Betti

Programa de Acolhimento aos servidores: Mauro Betti

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2023, 10h25 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2023, 10h25

M BETTI 4Tenho 66 anos, sou natural de São Paulo-capital, mas há 37 anos radicado no interior do estado paulista. Estudei no então 1º grau, na década de 1970 em uma escola pública estadual com tradição em esportes, e onde tive excelentes professores de Educação Física; daí nasceu minha paixão pela área. O 2º grau (atual ensino médio), cursei em uma escola particular, que me preparou para a aprovação no concorrido vestibular da Universidade de São Paulo (USP), onde me formei no curso de Licenciatura em Educação Física, em 1978. Aí se iniciou minha carreira profissional na Educação Física. Ainda residindo na capital paulista, ocupei os cargos de técnico desportivo na Prefeitura de São Bernardo do Campo (1979 - 1980), professor de 1º grau na prefeitura de São Paulo-capital (1980 - 1986), e docente da Escola de Educação Física da USP (1981 - 1986). Em 1986, ingressei como docente na Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde trabalhei por 30 anos, na graduação e pós-graduação, nos campi de Rio Claro, Bauru e Presidente Prudente, até 2016. Obtive o título de mestre em Educação Física na Universidade de São Paulo (1988), e de doutor em Educação na Unicamp (1997). Ao longo desta trajetória, publiquei vários livros: ‘Educação Física e Sociedade" (Ed. Unijuí), "A Janela de Vidro: esporte, televisão e educação física" (Ed. Papirus), e "Educação Física Escolar: ensino e pesquisa-ação" (Ed. Unijuí), além de inúmeros capítulos de livros e artigos em periódicos especializados. Fui assessor dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) - 5a a 8a séries do Ensino Fundamental (1998), do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo (2008/2013), e do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU (2017). Após a aposentadoria, atuei intensamente como palestrante em inúmeros eventos destinados à formação continuada de docentes professores e professoras de Educação Física na educação básica, bem como prossegui com atividades de pesquisa, agora com foco no tema das relações entre “Educação Física e Linguagem”, e que resultaram no livro "Jogo, Corporeidade e Linguagem" (Ed. Cortez), bem como outras publicações.

E eis que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) apresentou uma inovação: a inclusão da Educação Física na área de Linguagens, ao lado de Arte, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. Meu ingresso no IFSULDEMINAS – Muzambinho se deu exatamente com este foco e motivação, pois o projeto de trabalho sugerido pela instituição no processo seletivo para professor visitante na área de Educação Física, com caráter ousado e inovador, coincidia com meus esforços e interesses recentes. Fui aqui muito em recebido, e otimista com os recursos humanos e materiais já presentes no CeCAES, para que eu possa contribuir com o IFSULDEMINAS - Muzambinho, em seus diversos espaços/tempos formativos dedicados à Educação Física escolar, em articulação com o projeto de pesquisa que estarei desenvolvendo, centrado exatamente nas relações entre práticas corporais e linguagem.

Texto: Mauro Betti