Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Programa de acolhimento ao servidor: Emerson Fernandes Pereira
Início do conteúdo da página

Programa de acolhimento ao servidor: Emerson Fernandes Pereira

Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 08h23 | Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2022, 08h23

Design sem nome 8 Meu nome é Emerson, sou natural de Inconfidentes (MG), filho de pais agricultores, que desde a infância me ensinaram que a educação transforma a vida. 

Toda a minha trajetória na educação básica foi em escolas públicas. Tive a oportunidade de concluir o ensino médio integrado, técnico em informática, no IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.  

No ano de 2008, comecei a trajetória nas Artes. Ingressei na Universidade Federal de Ouro Preto, no curso de Artes Cênicas – Interpretação Teatral. Durante a graduação, trabalhei no Projeto de Extensão “Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania”, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Esse projeto me proporcionou olhares para o trabalho na comunidade. 

Em 2012, terminei minha primeira graduação e, com a vontade de continuar a caminhada nos estudos, iniciei a licenciatura em Artes Cênicas. Durante o curso, passei por diversos espaços da educação formal e não formal, alimentando o desejo de compartilhar as diferentes linguagens artísticas por meio da disciplina de Artes na formação crítica dos educandos, proporcionando a interação no mundo de forma diferenciada. Nessa época, me descobri professor.

Após a conclusão das graduações, tive a oportunidade de lecionar a disciplina de Artes na educação básica, na cidade de Ouro Preto (MG), no ano de 2015, experiência essa que contribuiu para minha formação pedagógica em sala de aula. 

Em 2016, ingressei no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto com a dissertação “Caminho da mediação teatral: refletindo sobre práticas com estudantes de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto”. Nessa etapa, tive a oportunidade de dar ênfase na formação inicial de professores na área da Pedagogia. 

Nos anos de 2019 e 2020, tive a oportunidade de voltar a lecionar na educação básica na minha cidade natal.

E, em 2021, surgiu um novo desafio na vida profissional, que foi a chefia do Setor de Cultura da Prefeitura Municipal de Inconfidentes, função que me proporcionou desenvolver práticas administrativas, como planejar, executar e avaliar políticas públicas voltadas para a cultura. Foi uma experiência muito enriquecedora, que ampliou bastante meu leque profissional.

Hoje, retorno à minha vocação ao assumir como professor substituto no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Acredito ser esta uma oportunidade única, estar aprendendo e compartilhando mais esta caminhada na docência com meus colegas professores, estudantes, técnicos e toda a comunidade escolar.  Espero que a Arte possa contribuir na formação dos meus educandos para um mundo cada vez melhor e uma sociedade mais ativa, participativa e solidária. E que um dia o campus possa ser contemplado com uma vaga permanente para a área de Artes. 

Texto: Emerson Fernandes Pereira
Fotos: ASCOM

Fim do conteúdo da página