Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Apresentamos o docente substituto de Português-Inglês, Ricardo Boone Wotckoski

Apresentamos o docente substituto de Português-Inglês, Ricardo Boone Wotckoski

Publicado: Sexta, 06 de Maio de 2022, 09h33 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2022, 08h16

Apresentamos o docente substituto, na área de Português-Inglês, Ricardo Boone Wotckoski:

Olá, sou Ricardo Boone Wotckoski, natural de Vitória- ES, onde vivi minha infância e juventude, enquanto cursava o Ensino Fundamental e Médio na rede pública de ensino.

Em 1991, com 20 anos, mudei-me para São Paulo – SP e ingressei no Ensino Superior em Teologia. Logo conheci a docência, lecionando Língua Portuguesa, na rede estadual de Ensino da capital, ocasião em que descobri minha vocação docente. Em 2021, depois de uma breve passagem pelo Estado de Rondônia, onde residi em Rolim de Mora, regressei à São Paulo, dessa vez para Ribeirão Preto, interior do Estado. Ali cursei minha segunda graduação, um antigo sonho, Letras Português-Inglês, no Centro Universitário Moura Lacerda. Continuei no magistério, mas nesse período, na rede particular de ensino de Ribeirão Preto.

A necessidade de aprofundar meus conhecimentos pedagógicos no ensino de língua estrangeira me levou a cursar uma Especialização em Ensino da Língua Inglesa, na Faculdade de Educação de Jaboticabal, SP. Experiência enriquecedora para minha compreensão do papel do professor de línguas estrangeiras.

Com o advento da Educação a Distância e o início de minha atuação no Ensino Superior, a partir de 2008, cursei mais duas Especializações. A primeira em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância – na UFF, RJ e, a segunda, em Docência no Ensino Superior, pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais, SP.

Em 2013, conclui o Mestrado em Linguagens da Religião, pela UMESP- SP, pesquisando em especial a literatura religiosa. Um de meus muitos interesses no estudo das linguagens.

Logo na sequência, cursei Licenciatura em Pedagogia, pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais, SP, instigado pela docência, tutoria, supervisão de tutoria e formação de docentes para atuação na Educação a Distância, que eu desempenhei na mesma instituição.

Em 2019, ingressei no Programa de Doutorado em Linguística da Universidade de Franca, SP. E, atualmente, estou na fase final do curso, com a redação da Tese que devo defender em abril de 2023. Paralelamente cursei Licenciatura em Letras Português-Espanhol, um desenho de complementação que já alimentava a algum tempo.

Entre os anos de 2020 e 2021, lecionei Língua Portuguesa e Comunicação Empresarial nos cursos superiores de tecnologia da Fatec de Mococa, SP. Uma experiência gratificante sobretudo pela contribuição social desempenhada por esta instituição pública de ensino. Além disso, o desafio que foi lecionar de forma remota por quase dois anos.

No presente ano de 2022, assumi uma vaga de Professor EBTT Substituto, na área de Português-Inglês, no Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Muzambinho. É uma experiência nova lecionar no campus. Estou muito animado e motivado com essa fase de minha vida profissional e pessoal que se inicia. Espero que morar em Muzambinho e desempenhar a docência nesse campus do Instituto Federal do Sul de Minas enriqueça ainda mais minha vida pessoal e minha carreira docente. Antes de terminar, não posso deixar de registrar que me acompanham nessa aventura minha esposa, Lilian, nossos 2 cães e 4 gatos. Nossos 2 filhos, Patrick e Paulo, já não moram conosco. O primeiro é casado e mora em Batatais, SP onde leciona na ETEC e no SESI; o segundo cursa teatro na UFSJ-MG.

TEXTO: Ricardo Boone Wotckoski

IMAGEM: ASCOM