Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Apresentamos o docente substituto do curso de Pedagogia: Gilberto Balbino

Apresentamos o docente substituto do curso de Pedagogia: Gilberto Balbino

Publicado: Segunda, 27 de Dezembro de 2021, 09h51 | Última atualização em Segunda, 27 de Dezembro de 2021, 09h52

GilbertoGilberto Balbino é o novo professor substituto do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho no curso de Pedagogia. Pedimos para ele se apresentar e contar um pouco de sua história.

Relato:

Conclui os estudos do Ensino Fundamental e Médio nas escolas públicas de Pouso Alegre e, em 1988, terminei minha primeira graduação em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Belo Horizonte. Retornei a Pouso Alegre, onde iniciei minha vida profissional como professor de História e Filosofia na Rede Municipal de Ensino e Rede Estadual de Educação.

A opção de trilhar o caminho da educação foi abrindo novos horizontes, exigindo sempre a busca por conhecimentos. Assim sendo, conclui a segunda graduação em Pedagogia na Universidade Estadual de Minas Gerais em 2003, quando resolvi atuar na área da gestão educacional, assumindo a direção da Escola Municipal Professora Isabel Coutinho Galvão por quatro anos e da Escola Municipal Dr. Ângelo Cônsoli por oito anos. Atuei em 2012 e 2013 como professor no IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes - das disciplinas Didática, História da Educação, Filosofia da Educação e Estágio Supervisionado no curso de Formação Pedagógica.

Em 2008 conclui o Mestrado em Educação e o Doutorado em Educação no ano de 2018, na área de História da Educação com pesquisas na linha de História da Educação Feminina no Sul de Minas (1900-1950).

Também no ano de 2008 passei a lecionar na Faculdade Católica de Pouso Alegre, disciplinas na área da História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea, Sociologia, Filosofia na América Latina e no Brasil e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Atualmente divido meu tempo dando aulas e fazendo pesquisas como membro do Grupo de Pesquisa TCTCLAE - Teoria Crítica e Teorias Críticas Latino-Americanas e Educação e atuando como professor substituto no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho no curso de Pedagogia. Penso que atuar na área da formação é uma grande oportunidade para combatermos a instrumentalização da educação e contribuirmos com a emancipação humana. A abrangência do Instituto Federal oportuniza formação e novos posicionamentos frente às práticas desumanizantes da sociedade. Acredito que podemos semear à centenas de educandos e educadores, esperança e possibilidades de desconstrução e construção de experiências transformadoras.