Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Conheça o novo professor do Campus Muzambinho: Deivielison Ximenes Siqueira

Conheça o novo professor do Campus Muzambinho: Deivielison Ximenes Siqueira

Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 09h46 | Última atualização em Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 08h55

Untitled 1Recebemos em outubro de 2021 o servidor Deivielison Ximenes Siqueira, natural de Fortaleza – Ceará. Que nasceu em 1987 e estudou em diversas escolas em sua cidade natal durante a educação básica e o ensino médio.

Em 2006 entrou na Universidade Federal do Ceará, no curso de Agronomia. Durante a graduação trabalhou como monitor em um Laboratório de Fisiologia Vegetal no Departamento de Bioquímica e por três anos foi bolsista de iniciação científica no Laboratório de Química e Fertilidade do Solo no Departamento de Ciências do Solo. Em 2011 concluiu sua graduação como Engenheiro Agrônomo com a monografia intitulada "Influência da Época de Amostragem e do Cultivo de Bananeira sobre Atributos Químicos do Solo".

Em 2012, ingressou no Mestrado em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Enquanto encontrava-se no mestrado ministrou aulas para a graduação, nas disciplinas de Motores e Tratores e Máquinas Agrícolas, isso se deve ao fato de ter cursado disciplinas de Estágio de Docência. Em 2013 estagiou na Empresa Ducoco Alimentos. No ano de 2014 obteve o título de Mestre em Engenharia Agrícola com a dissertação intitulada "Caracterização dos Acidentes Envolvendo Tratores Agrícolas nas Rodovias Federais Brasileiras". Ainda em 2014, entrou no Doutorado em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Semelhante ao mestrado, ministrou aulas para a graduação em Agronomia, além de trabalhar com pesquisas de campo e publicações acadêmicas. Obteve o título de Doutor em Engenharia Agrícola no ano de 2018 com a tese intitulada "Uso de Técnicas de Agrupamento e Rede Neural em Sinistros com Máquinas Agrícolas nas Rodovias Federais".

Em 2018 trabalhou como professor na Faculdade Terra Nordeste, ministrando disciplinas nas áreas de solos, engenharia agrícola, engenharia civil e engenharia de produção, além da orientação de trabalhos de conclusão de cursos e trabalhos científicos.

No ano de 2019 entrou no Pós-doutorado no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Lá trabalhou com pesquisas científicas, orientações de graduação e pós graduação e ministrou aulas para a graduação de Agronomia e pós graduação de Engenharia Agrícola. O Pós-doutorado teve seu encerramento no ano de 2020. Já em 2021 trabalhou como professor conteudista na Delinea Tecnologia Educacional.

Durante sua vida acadêmica, até o ano de 2021, participou de diversos cursos, trabalhou na organização de eventos científicos e foi autor de 65 resumos, 1 apostila, 3 livros, 26 capítulos de livros, 1 patente e 41 artigos indexados.

Como filho do Professor e Engenheiro Agrônomo, José Siqueira de Macedo, a educação encontra-se no sangue e, junto a isso, a possibilidade de ingressar em uma Instituição de Ensino Superior tão renomada como é o IFSULDEMINAS, foram os motivos do ingresso nesta empreitada. Essa oportunidade única apareceu como a possibilidade de realização de um sonho, uma instituição de tamanha grandeza e com uma excelente estrutura no Campus Muzambinho. A perspectiva é de poder contribuir no processo de formação dos estudantes, continuar crescendo profissionalmente e colaborar da melhor forma possível dentro do IFSULDEMINAS.

TEXTO E IMAGEM: Deivielison Ximenes Siqueira