Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Recepção ao servidor Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido

Recepção ao servidor Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido

Publicado: Terça, 19 de Janeiro de 2021, 11h33 | Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2021, 13h40

lucas 04No início do mês de janeiro de 2021, o professor Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido passou a integrar o corpo docente do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

Nascido em 08 de junho de 1992, no município de Nova Resende, Estado de Minas Gerais, Brasil. Ingressou no curso Técnico em Agropecuária no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Muzambinho, em fevereiro de 2007. No mesmo Campus, em fevereiro de 2010, ingressou no curso de Engenharia Agronômica. Durante a graduação participou do Grupo de Pesquisa em Fruticultura, no período de 2010 a 2013. Foi bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), na modalidade de iniciação científica, no período de 2011 a 2012. No ano de 2012, estagiou na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) – Campo Experimental de Caldas e na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, no Campus de Jaboticabal, no ano de 2013. Em fevereiro de 2014, obteve o título de Engenheiro Agrônomo. Iniciou o curso de pós-graduação Stricto sensu em Agroclimatologia, em março de 2014, na Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, no Campus de Jaboticabal, no Departamento de Ciências Exatas, atuando em pesquisas na área de Agrometeorologia e Modelagem.

Em 2017, tomou posse como Professor Federal do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Naviraí na área de Engenharia Agrícola. Atualmente é editor Associado da Revista Brasileira de Meteorologia (RBMET). Tem experiência em publicação de artigos em revistas internacionais e em Desenvolvimento Tecnológico, principalmente no desenvolvimento e registro de softwares e aplicativos no INPI. Desenvolvedor do Software SYSWAB-System for Water Balance de gerenciamento de estações agrometeorologicas, atualmente implantado na Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé - COOXUPÉ e Desenvolvedor do aplicativo mobile IF-CLIMA de monitoramento climático, atualmente implantado na COPASUL - Cooperativa Sul Matogrossense.

Colabora como revisor em periódicos indexados em nível nacional e internacional. É consultor ad-hoc em projetos de pesquisa e em bancas de concursos públicos. Tem participado em bancas de mestrado, trabalhos de conclusão de curso e salão de iniciação científica. Atua como pesquisador/professor na orientação e coorientação de alunos de iniciação científica tanto para bolsistas PIBIC/CNPq quanto para alunos que cumprem os créditos de estagiário obrigatório (IFMS/PIBIC-Jr) e pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado. Tem projetos aprovados na FAPESP, FUNDECT e CNPq. Ministra aulas nas disciplinas: Agrometeorologia; Topografia; Estatística Aplicada; Climatologia; Experimentação Agronômica.

Texto: Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido
Revisão e fotos: ASCOM