Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Recepção do servidor Anselmo Augusto de Paiva Custódio
Início do conteúdo da página

Recepção do servidor Anselmo Augusto de Paiva Custódio

Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 09h03 | Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2020, 08h03

DSC 0182

Anselmo Augusto de Paiva Custódio (Trigêmeo 2º), brasileiro, nasceu em São Pedro da União, no estado de Minas Gerais, em 1o de agosto de 1982.
Concluiu o ensino fundamental na Escola Estadual “Dom Hugo Bressane”, em 1993 e o 1º grau na Escola Estadual “Cel. João Ferreira Barbosa”, em 1997, na cidade de São Pedro da União, MG. Em 1998, ingressou na antiga Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho (EAFMuz), MG, concluindo o ensino médio e tecnológico, obtendo o título de Técnico Agrícola com habilitação em agropecuária, no ano de 2000.

Já em 2002, ingressou no curso de Agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), obtendo o título de Engenheiro Agrônomo, no ano de 2007. Neste mesmo ano, ingressou no curso de mestrado em Engenharia Agrícola (Engenharia de Água e Solo), na UFLA, obtendo o título de mestre, em janeiro de 2009. Ainda em 2009 iniciou seu doutorado em Agronomia (Produção Vegetal), na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Jaboticabal, conduzindo experimentos nas dependências da universidade e também na cidade de Matão-SP, em parceria público-privada em fazenda-modelo, obtendo o título de doutor, em setembro de 2012.

Conjuntamente ao doutoramento, ainda em setembro de 2010, iniciou pelo Pecege/Esalq/USP no curso presencial de especialização em Piracicaba-SP, MBA em Agronegócios, alcançando o título de especialista, em julho de 2012. Durante toda carreira acadêmica, foi bolsista de estudos, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão em prol da cafeicultura brasileira, sendo beneficiado pelas agências financiadoras: CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (FEALQ).

No período de janeiro de 2010 a junho de 2010, adquiriu experiência profissional de campo realizando estudos utilizando boas práticas de laboratório (BPL) em organismos geneticamente modificados (OGM’s), nas estações de pesquisas, nas localidades de Sorriso-MT, Palmas-TO, Itumbiara-GO e Passo Fundo-RS.

No período de dezembro de 2010 a dezembro de 2011, foi pesquisador de campo realizando a montagem de experimento, condução e elaboração de relatório final junto à uma empresa, em parceria com a universidade, avaliando o efeito do maturador fisiológico Stimulate e do nutriente Mover em cafeeiros arábicas em parceria público-privada em uma fazenda-modelo, na localidade de Matão-SP.

Entre novembro de 2012 a fevereiro de 2013, obteve vivência profissional internacional como Engenheiro Agrônomo de campo, atuando no planejamento, coordenação e atuação na produção agrícola, gestão da plantação e dos trabalhadores, em fazenda localizada em Kailua-Kona, Big Island no estado do Hawaii, Estados Unidos da América. Retornando ao Brasil, entre março de 2013 a setembro de 2015, atuou como Engenheiro Agrônomo e sócio-proprietário na gestão de três propriedades rurais em dois municípios brasileiros, no sudoeste do Estado de Minas Gerais, de onde é natural. No período de outubro de 2015 a setembro de 2020, atuou como servidor público federal, atuando como Técnico Administrativo no departamento DRNPA no Centro de Ciências Agrárias da UFSCar, na cidade de Araras, SP, onde lá residia anteriormente. Ainda como servidor público federal em setembro de 2020, oportunizou-se em atuar como Técnico Administrativo na CGP, Coordenadoria Geral de Produção, do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, onde reside atualmente.

“Os principais motivos que me levaram até aqui foram o carinho, a atenção, o respeito e as oportunidades sempre geradas e estabelecidas pela saudosa Escola Agrícola de Muzambinho, na qual eu pude contemplar enquanto aluno do ensino médio e profissionalizante, e que permanecem até hoje, e também pela logística em relação a minha terra natal, São Pedro da União, onde tenho familiares e uma propriedade rural.

As expectativas relacionadas ao campus Muzambinho no exercício da função são as melhores e mais nobres possíveis, na busca de agregar e contribuir no serviço público federal para o avanço e crescimento de toda a região, do IFSULDEMINAS para a produção racional de alimentos. Gratidão eterna por tudo e a todos.”

Texto: CGGP
Fotos: Ascom

Fim do conteúdo da página