Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Recepção da servidora Maria Aparecida Lúcio Mendes - Cidinha
Início do conteúdo da página

Recepção da servidora Maria Aparecida Lúcio Mendes - Cidinha

Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2020, 16h18 | Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2020, 16h18

Maria Aparecida Lúcio Mendes2Em 15 de abril de 2020, com alegria, recebemos Maria Aparecida Lúcio Mendes em definitivo no nosso Campus!

Cidinha, como se apresenta, é Pedagoga e especialista em Psicopedagogia pela UNIMONTES, Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG.

Sua experiência profissional anterior ao ingresso na Rede Federal inclui 16 anos de atuação no Ensino Básico como professora regente e também como Coordenadora Pedagógica.

Como professora regente, atuou na Educação Infantil, nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Superior (UNIMONTES/FADENOR e Faculdades Integradas Pitágoras – FIP-MOC).

Como Coordenadora Pedagógica atuou na Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e também nas Séries Finais do Ensino Fundamental, experiências que contribuíram grandemente para construção de sua identidade docente e ampliaram sua percepção dos atores, tempos e espaços escolares.

Ingressou na Rede Federal em 2011, no IFSUDESTE - Campus Barbacena, onde atuou como docente nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Licenciatura em Educação Física, Gestão do Turismo, Engenharia de Alimentos, EJA - Cuidador de Idosos e no PRONATEC -Mulheres Mil.

Em 2012, foi redistribuída para o IFNMG - Campus Araçuaí, onde atuou como docente no Ensino Médio Integrado, no EJA e no Bacharelado em Administração, onde também presidiu comissões disciplinar, de eventos e a coordenação do PRONATEC - Mulheres Mil.

No ano de 2013 assumiu a coordenação do Campus Avançado Capitão Enéas com cursos EAD da Rede ETC e Pro funcionários.

Em 2014, a pedido do Prefeito, foi cedida pelo IFNMG para a Prefeitura Municipal de Capitão Enéas-MG, na função de Secretária Municipal de Educação.

Desde 2015, estava lotada no IFNMG - Campus Januária, onde atuava nos cursos de Licenciatura em Matemática, Física e Ciências Biológicas, com as diversas disciplinas Pedagógicas e com a supervisão dos Estágios Curriculares Supervisionados.

Compôs os colegiados dos cursos de Licenciatura em Física, em Matemática e em Ciências Biológicas e Conselho Gestor. Foi membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Física. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Diversidade. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade – GEPGS (em processo de cadastramento junto ao CNPq), GEPEDD - Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Docência e Diversidade (IFNMG) e do PETMET (CEFET) - Pesquisa em Teoria e Metodologia do Ensino Tecnológico.

Foi a idealizadora e coordenadora do projeto Casa do Afeto, constituído como um núcleo de Desenvolvimento Humano voltado para fomentar ações de escuta e acompanhamento dos servidores e estudantes através de atividades que visam a melhoria da qualidade de vida como por exemplo/; Oficina de Meditação, Reiki, Rodas de Conversa, entre outras.

Teve seu primeiro contato com o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, ainda no mestrado, já que os campi do IFSULDEMINAS foram seu loci de estudo.

Tem como expectativa poder, aprender muito, compartilhar e contribuir com o engrandecimento da instituição, das pessoas e da comunidade como um todo.

Texto: Andréia Mara Vieira - Coord. Geral de Recursos Humanos
Fotos: Ascom

Fim do conteúdo da página