Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Recepção da professora substituta Valéria Cristina Marques

Recepção da professora substituta Valéria Cristina Marques

Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 13h46 | Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 13h56

Em 05 de fevereiro, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, recebeu a professora substituta Valéria Cristina Marques. A docente participou do edital e assume as aulas de Artes para os cursos técnicos integrados da instituição.

O primeiro contato de Valéria com o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – ocorreu com o RH. Na ocasião, demonstrou o seu desejo de entrar para o quadro de professores. Ela tem como expectativa fazer um excelente trabalho para que a comunidade escolar valorize as artes e entenda o importante papel que ela desempenha na formação dos estudantes e torce para que, assim, num futuro próximo, seja aberta uma vaga de professor de Artes efetivo no Campus.

Valéria é natural de Guaxupé, Minas Gerais, de onde saiu aos 17 anos, tendo morado no Norte e Nordeste do Brasil, retornando à sua cidade natal, em 2019. Estudou até a 8ª série no Colégio Imaculada Conceição e, o colegial, na Escola Estadual Benedito Leite Ribeiro, em Guaxupé, Minas Gerais, tendo concluído o Curso Técnico em Mecânica naquela escola.

Em 1977, deu início a sua vida profissional como professora, através de aulas de música na educação infantil, ainda em Guaxupé. Concluiu o Curso Técnico em Música, em 1982, no Conservatório Musical Carlos Gomes, em Campinas, São Paulo. Graduou-se em Música – Bacharelado na UNICAMP, em Campinas, no ano de 1986.

Após se formar na Unicamp, trabalhou na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo implantando e coordenando o Projeto Arte, Cultura e Lazer nos Hospitais, até o ano de 1992. No mesmo ano, iniciou os trabalhos como professora da UFPA (Universidade Federal do Pará), ministrando aulas na Licenciatura em Música e na Pedagogia, tendo exercido os cargos de Coordenação de Curso e de Direção da Escola Técnica Vinculada de Música. Na UFPA, permaneceu até o ano de 2018, quando se aposentou.

Concluiu os créditos das disciplinas dos cursos de Especialização em Antropologia e Arte-Educação e as do Mestrado em Linguística. Embora não obtendo esses diplomas, adiante iniciou o Doutorado em Música, na área de educação musical, concluindo em 2012, na UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Texto: Andreia Montalvão da S. Salomão
Foto: AscomWhatsApp Image 2020 02 06 at 13.53.33