Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS participa de Fórum de Educação Agrícola e do Campo em Alagoas
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS participa de Fórum de Educação Agrícola e do Campo em Alagoas

Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2026, 09h11 | Última atualização em Segunda, 31 de Agosto de 2026, 09h11

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) participou do IV Fórum de Educação Agrícola e do Campo (Forcampo), realizado no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Marechal Deodoro, entre 19 e 21 de agosto de 2026. O evento reuniu representantes da Rede Federal em momentos de discussão e troca de experiências sobre temas fundamentais, especialmente políticas e práticas voltadas ao acesso, à permanência e ao êxito dos estudantes da educação do campo.

Representando a gestão institucional, o pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, Luiz Flávio Reis Fernandes, coordenou a mesa sobre “Gestão de fazendas-escolas”. Também participaram do evento a diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Muzambinho, Clélia Mara Tardelli, e o servidor do Campus Machado Antônio Marcos de Lima, que apresentaram experiências desenvolvidas em seus respectivos campi.

A diretora Clélia apresentou o trabalho “Entre o campo e a escola: a moradia estudantil como política de permanência para estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária”. O relato destacou a importância da moradia estudantil no acolhimento e permanência de jovens provenientes de diferentes municípios e, especialmente, de comunidades rurais.

Antônio Marcos apresentou o projeto “Encontros nos setores produtivos: do protagonismo estudantil à permanência e êxito na educação agrícola”. Desenvolvido no Campus Machado, a ação aproxima gestão, servidores e estudantes nos setores produtivos da escola-fazenda, fortalecendo o protagonismo estudantil e a integração entre ensino, pesquisa, extensão e gestão como estratégias de permanência e êxito.

Data: 28/08/26
Texto e foto: DICOM 

registrado em:
Fim do conteúdo da página