Confira as fotos do primeiro ciclo formativo para professores de Educação Física
O Grupo de Estudos e Pesquisas de Professores(as) de Educação Física (GEPROFEF) finalizou, na última quinta-feira (04/12), o primeiro ciclo formativo para professores de Educação Física em parceria com a Prefeitura Municipal de Muzambinho. Com início em fevereiro de 2025, foram realizados encontros formativos ao longo do ano, que contaram com a participação de professores efetivos do município, docentes do IFSULDEMINAS (Campus Muzambinho) e bolsistas da graduação em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física.
As dinâmicas dos encontros propuseram um processo de consolidação desta formação, buscando aproximar as realidades docentes e utilizar o ponto de partida concreto para construir, coletivamente, abordagens possíveis para a Educação Física. O retorno à prática (aos "concretos") alimentou a reflexão e reorganizou a experiência.
Entre as pautas discutidas, destacam-se:
- A presença da Educação Física na área de linguagens;
- A estruturação de planejamentos;
- Os conteúdos da Educação Física;
- A articulação das possibilidades de uso e disposição de diferentes espaços e implementos nas aulas;
- A avaliação na Educação Física escolar, entre outros temas.
A formação permitiu um canal aberto de diálogo e troca de experiências, no qual os professores refletiam sobre situações do cotidiano da escola, articulando os conhecimentos adquiridos nos encontros com vivências do chão da quadra.
A professora Erica Rondinelli cita que a formação foi de grande valia pela forma como os encontros foram desenvolvidos. Para Erica, existe uma importância na realização de encontros entre professores que enfrentam diferentes realidades em suas atuações, de modo a intensificar as trocas e a reflexão para a construção de uma Educação Física mais sensível e direcionada. A docente também pontua a possibilidade de estruturação de uma pós-graduação latu sensu para os professores atuantes no município, de forma a aprofundar os debates realizados no curso de formação.
Para os coordenadores da formação, professor Arnaldo Leitão e Marcos So: “estes ciclos formativos representam um importante movimento de continuidade e de legitimação da Educação Física em nossa rede de ensino e nas escolas. Como diz a música, 'um passo à frente e já não estamos no mesmo lugar', e o mais significativo é que fizemos isso juntos, na coletividade do grupo, construindo um futuro mais sólido para a nossa área.”
A perspectiva é que no ano de 2026 a parceria continue e se fortaleça, com a realização de encontros que buscarão aprofundar as discussões realizadas neste ano, bem como o desenvolvimento de novos projetos em conjunto com os professores da rede.
TEXTO E IMAGENS: Arnaldo Sifuentes Leitão

Redes Sociais